Cotidiano

Presidente do TRE avalia que eleição no 2º turno foi tranquila

Mauro Campello elogiou a postura dos candidatos que, desta vez, não espalharam panfletos e santinhos nas ruas

Esta foi uma das apurações mais rápidas registradas em eleições gerais em Roraima. Por volta das 19h30, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou o resultado final da eleição ao governo estadual. O presidente do TRE, desembargador Mauro Campello, comemorou a tranquilidade do pleito e a rápida transmissão dos dados das seções do interior do Estado para a central de apuração, em Boa Vista.
“Nós já conseguimos transmitir, via satélite, os votos do Baixo Rio Branco, que sempre foi a transmissão que mais demorava, e neste segundo turno foram as primeiras a serem lançadas”, disse o desembargador, por volta das 18h, ao referir-se às seções das comunidades de Itaquera, Leão de Ouro e Paraná da Floresta, que foram os primeiros lançamentos feitos após o término da votação.
O presidente do TRE também comemorou o fato de os partidos políticos terem cumprido o acordo firmado com a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral para não sujarem as frentes dos locais de votação, como aconteceu no primeiro turno.
“Às 8h deste domingo, todas as seções do Estado estavam limpas, sem sujeira. Os partidos cumpriram o acordo e considero esse comportamento um passo importante para Roraima”, ressaltou.
Ele avaliou ainda que os problemas com as urnas estavam dentro do previsto. No segundo turno, apenas nove aparelhos tiveram que ser trocados. “Os problemas com a biometria também foram menores, até porque tanto a população como os mesários e presidentes de seções já estavam familiarizados com o equipamento”, observou.
Campello atribui ainda a tranquilidade do pleito do segundo turno ao fato de ter havido um registro menor de denúncias de boca de urna, além da rapidez para o eleitor votar. “Não tinha mais que votar em senadores e deputados, então, a votação foi muito mais rápida. Logo, nossa avaliação é a de que foi bastante positivo todo o processo”, concluiu.