Cotidiano

Previsão climática aponta chuvas abaixo do esperado

Chuvas previstas ara começarem na segunda ou terceira semana de abril

Em Boa Vista, o período chuvoso sempre traz muitos transtornos para a cidade e para a população. E os munícipes que moram nos bairros afastados do Centro sofrem nesta época, por conta das alagações.

Diferente de 2018, em que o período chuvoso foi bem rigoroso, agora para 2019 tudo indica que será abaixo da normalidade climatológica, do previsto. Mas, por enquanto, são apenas previsões.

A informação é do meteorologista Ramon Alves, com base no boletim hidroclimático da Femarh (Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), que é produzido por meio de dados de centros meteorológicos nacionais e internacionais.

“Essa baixa normalidade climatológica é porque estamos sob a influência do fenômeno El Niño e a zona de convergência intertropical está um pouco ao sul, e ainda não chegou ao norte do Oceano Atlântico. A tendência, por conta desses dois fatores, é que as chuvas ocorram abaixo da normalidade, do que está previsto, para o período chuvoso”, esclareceu o meteorologista.

Ele comentou que o período chuvoso é de abril a setembro, sendo que as chuvas deverão iniciar na segunda ou terceira semana deste mês de abril. “Historicamente, os meses em que mais se chove em Boa Vista são maio, junho e julho e os picos são em junho e julho”, disse.

“Por exemplo, agora em abril a normalidade climatológica é de 122 mm [milímetros], e a tendência é que ocorram chuvas abaixo desse número, como aconteceu em janeiro, fevereiro e março”, disse o meteorologista.

Segundo Alves, o ano passado a região Norte não estava sob influência do El Niño, um fenômeno que diminui a ocorrência de chuvas. “Quando ocorre provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico que, quando estão bastante aquecidas, em Roraima as chuvas diminuem bastante, por causa da influência do El Niño, como será este ano”, frisou.

Alves explicou que El Niño provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, e estaticamente esse fenômeno acontece a cada quatro ou cinco anos. “Mas, eventualmente, em situações atípicas pode ocorrer a cada dois anos, o que é raro acontecer, mas existe essa possibilidade”, informou.

Tabela com milímetros de chuvas em 2018 e previsão para 2019

2018

Chuva (mm)

2019

Chuva (mm)

Meses

Milímetros

Meses

Milímetros

Abril

161,6

Abril

122,2

Maio

343,3

Maio

291,2

Junho

375,6

Junho

352,9

Julho

403,3

Julho

335,1

Agosto

108,4

Agosto

209,7

Setembro

280,9

Setembro

  97,1

As informações sobre o período chuvoso, e outras situações que ocorrem em Roraima como focos de queimadas estão no site www.femarh.rr.gov.br.