Cotidiano

PRF divulga resultado parcial da Operação Semana Santa 2015

O principal objetivo da PRF é reduzir a violência no trânsito, com atenção especial às causas dos acidentes graves

A Polícia Rodoviária Federal encerrou, às 23h59 de ontem (06), a Operação Semana Santa 2015. Desde a última quinta-feira (02), policiais rodoviários federais reforçaram a fiscalização em todo o território nacional, priorizando ações de educação e policiamento ostensivo com foco na prevenção de comportamentos de risco, como excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e a mistura de álcool e direção.

 

O principal objetivo da PRF é reduzir a violência no trânsito, com atenção especial às causas dos acidentes graves, ou seja, aqueles que resultam em feridos graves ou óbitos.

Domingo movimentado nas BRs

A PRF registrou movimento intenso no domingo de Páscoa. Muitos motoristas deixaram para retornar no fim da tarde, fator que contribuiu para ocasionar lentidão e congestionamentos em diversos pontos, principalmente na chegada às capitais dos estados.

Fiscalização

Durante os primeiros quatro dias de operação, a PRF fiscalizou 139 mil veículos e 151 mil pessoas. Mais de 49 mil testes de etilômetro já foram realizados, fazendo com que 1.062 motoristas que dirigiam embriagados fossem impedidos de prosseguir.
Com a utilização de radares portáteis de alta tecnologia, os agentes da PRF flagraram mais de 68 mil motoristas apressados. A multa pelo excesso de velocidade pode chegar à R$574,62 e o motorista também pode ser punido com a suspensão da carteira nacional de habilitação.

Os indicadores da PRF apontam, até o momento, os seguintes índices de Acidentes, Feridos e Mortos: -20,92 acidentes por milhão de veículos -13,56 feridos por milhão de veículos -1,04 mortos por milhão de veículos

Fórmula cálculo relativo.jpg

Frota veicular estimada para abril/2015: 88.270.381

Cabe ressaltar que, neste momento, os dados fornecidos são um balanço parcial e preliminar. A consolidação dos dados totais da Operação Semana Santa 2015 e sua consequente análise serão efetuados hoje (07), no período da tarde.  

Fonte: PRF