A coronel da Polícia Militar de Roraima, Valdeane Oliveira, 41 anos, foi nomeada para o cargo de subcomandante da corporação. Quem ocupava o cargo era o coronel PM Miramilton Goiano que passa a ser chefe da Casa Militar.
Valdeane Oliveira é coronel desde agosto de 2020. Natural do estado do Maranhão, chegou às terras roraimenses em 1995, com apenas 14 anos. Inicialmente, o objetivo era morar com o irmão, que já trabalhava na PM, e terminar os estudos.
Desde jovem, ela via a carreira do irmão como uma grande inspiração, até que, no ano de 2000, Valdeane foi aprovada para fazer parte da primeira turma em que foi permitida o ingresso de mulheres no corpo da PMRR.
“Em uma profissão, na qual é necessário ter características de brutalidade, autoridade e força, as mulheres são vistas como frágeis. Quando nós entramos na corporação, eu lembro que o nosso comandante tinha até medo de nos colocar pra trabalhar nas viaturas. Então é um grande desafio trabalhar quebrando essas barreiras”, esclareceu a coronel.
A oficial da PM, que já trabalhou em quase todos os batalhões da Polícia Militar de Roraima, ainda ressalta que a carreira policial é cheia de sacrifícios, então é preciso estabelecer um equilíbrio profissional e familiar, cuidando tanto da saúde física, quanto mental.