O prazo para a coleta de dados do Censo Escolar da Educação Básica encerra na próxima segunda-feira, dia 23, em todo o país. As escolas que ainda não finalizaram a pesquisa devem ficar atentas.
Os dados devem ser inseridos no Sistema Educacenso pelos gestores ou responsáveis pelas escolas, com monitoramento da Coordenação Estadual do Censo Escolar.
Nesta primeira etapa são coletados dados sobre a escola, gestores, professores em sala de aula, estudantes e profissionais que atuam nas unidades de ensino. A coleta é feita em todas as escolas das redes pública e privada.
“Nesta reta final do Censo Escolar, quero agradecer todos os gestores, secretários de escola, servidores e técnicos que se empenharem para finalizar a maior pesquisa educacional do país. E esse ano, a novidade é que os dados do Censo Escolar vão subsidiar o Saeb, que é o Sistema de Avaliação da Educação Básica”, ressaltou Rosalete Saldanha, coordenadora Estadual do Censo Escolar.
As escolas terão os seus dados de matrículas consolidados para publicação preliminar no Diário Oficial da União. Após a publicação, prevista para início de outubro, as instituições de ensino terão 30 dias para conferir, ratificar ou retificar as informações, se necessário.
A principal pesquisa estatística educacional brasileira é realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em regime de colaboração entre as secretarias municipais e estaduais de Educação.
Próxima Etapa
Depois da matrícula inicial, será realizada a segunda etapa do Censo que é o módulo Situação Aluno, ou seja, é o momento de coletar as informações de rendimento (aprovação, reprovação) e movimento (transferências, falecimento, abandono) ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial. O período para essa coleta será de 1º de fevereiro de 2022 e 17 de março do mesmo ano, pelo diretor ou responsável pela escola.