Foi confirmado hoje (22) à tarde pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) o primeiro caso autóctone (infecção contraída em Roraima) de Chikungunya no Estado. A pessoa que contraiu a doença é uma idosa de 60 anos, moradora do bairro Pricumã, na Capital.
O diagnóstico foi confirmado através de exame realizado pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), que é o laboratório referência na região Norte.
A Sesau informou Todo o protocolo de bloqueio determinado pelo Ministério da Saúde á foi realizado. Conforme a Secretaria, a mulher com a doença não viajou para fora do Estado, o que se confirma que o caso é mesmo de Roraima. “A paciente e os familiares estão sendo acompanhados pela equipe de saúde do município e monitorados pela Vigilância Estadual. O exame do marido deu negativo”, informou a Sesau.
Em coletiva à imprensa, o secretário adjunto Paulo Linhares afirmou que “não há razões para medo ou pânico, mas que a população precisa adotar medidas para conter a doença, como manter a limpeza das casas e evitar água parada, onde os mosquitos transmissores da febre se reproduzem”. “Quem apresentar os sintomas, deve procurar uma unidade de saúde”, alertou.
A Febre Chikungunya é uma doença febril causada por um vírus (Chikv) e transmitida pelos mosquitos das espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus. A doença pode afetar indivíduos de todas as idades e ambos os sexos.
Linhares informou que a Sesau está reforçando o combate à dengue e à chikungunya. “Entre as medidas está a entrega de três viaturas que serão utilizadas como carro fumacê, entregues na manhã desta quinta-feira”, disse.