O Departamento de Turismo da Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e a empresa Brasil Turismo fecharam parceria para possibilitar que um grupo de operadores de turismo e jornalistas de todo o País conheçam o primeiro roteiro consolidado de turismo rural em Roraima.
Com o nome “Vivendo Roraima pelos Cavalos Lavradeiros”, o roteiro será comercializado pela empresa Brasil Turismo, uma das maiores do segmento no País. A fam trip (viagem de familiarização) acontece na primeira quinzena de novembro.
O Governo de Roraima disponibilizará a logística e apoio à equipe da Brasil Rural durante a visita. As regiões abrangidas contemplam os municípios de Amajari, Cantá, Bonfim, Iracema e Boa Vista.
Segundo o diretor do Departamento de Turismo da Seplan, Ricardo Peixoto, o roteiro já estará contemplado no Plano Plurianual do Governo do Estado e, com isso, Roraima ganha o primeiro roteiro de turismo rural.
“O cavalo lavradeiro é altamente representativo e sempre esteve presente nas discussões que tivemos para elaboração do Plano Plurianual. Estaremos com uma operadora que é referência no Brasil quando se fala neste segmento”, disse.
Andreia Roque, responsável pela empresa Brasil Rural, explicou que a articulação começou por meio de um projeto em que ela foi chamada para visitar os locais propícios ao desenvolvimento de turismo na zona rural de Roraima. Ela disse que considerou o material colhido tão interessante que após quase três anos, a viagem de conhecimento finalmente se transformou em um produto turístico.
“Os cavalos lavradeiros são um grande mito para os amantes destes animais. Agora temos um pacote formatado para se conhecer a área rural de Roraima, a culinária e os cavalos lavradeiros do Estado. Assim, pode-se sentir um pouco deste Estado que assusta e ao mesmo tempo é sedutor”, disse Andreia.
Ela disse que a região tem grande potencial turístico e pontuou que o destino Roraima é muito desafiador para os turistas devido à distância e por ser desconhecido por muitos.
“É assustador, mas vira encantador quando se conhece a região. Fui com receio e hoje sou uma grande apaixonada pelo Estado, tanto que estou lançando em minha operadora um pacote para lá de turismo rural. Vou lançar este pacote nacionalmente, mas acredito que ele deva ser expandido a nível internacional”, disse.
Com informações da Secom