Desde a última quinta-feira, 26, pais de alunos da rede municipal de ensino buscam junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) soluções em relação a transferência para outras unidades da capital. As aulas do ano letivo 2017 tiveram início nesta segunda-feira, 30.
Conforme pessoas ouvidas pela FolhaWeb, o Call Center, canal utilizado para resolver trâmites relacionados a questão, deveria ter entrado em contato com os interessados na transferência de alunos, por meio das vagas remanescentes, o que não ocorreu.
“Eu cheguei aqui por volta das 07h40 e só agora, 08h50, foi que consegui sair com o meu problema resolvido, mas tinha gente que estava aqui desde as 05 horas. O fato é que o Call Center ficou de entrar em contato com os pais e não entrou”, relatou uma das mães que estavam na fila do atendimento presencial da Smec.
A operadora de caixa Dayane Muniz, 28 anos, também foi uma das várias pessoas prejudicadas pelo problema. Moradora do bairro Cidade Satélite, zona Oeste, ela reclama da falta de clareza no repasse de informações por parte do atendimento presencial da secretaria.
“O atendimento hoje é até 14 horas e as fichas de atendimento já acabaram. No meu caso, eu tô tentando desde novembro do ano passado transferir meus filhos para uma unidade mais próxima do meu bairro, já que um estuda no Nova Canaã e o outro Pintolândia. Na escola Glemíria [Escola Professora Glemíria Gonzaga], disseram que tinha vaga e eu perguntei se poderia trazer a documentação de transferência para lá, e a direção afirmou que isso só seria possível mediante Smec. Vim na Smec e eles relataram que a escola é quem tem que fazer isso. Ou seja, não há clareza alguma de informações e a gente fica nesse sofrimento”, pontuou.
O OUTRO LADO
À FolhaWeb entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista que afirmou não ter conhecimento de registro de problemas ou tumulto no prédio da secretaria ou nas imediações. Segundo a prefeitura, alguns pais ou responsáveis que perderam o prazo para solicitação de matrículas e transferências de alunos procuraram a Coordenação de Matrículas.
“Informa ainda aos pais ou responsáveis que realizaram as solicitações no período estabelecido e que não obtiveram retorno, que a SMEC entrará em contato no decorrer desta semana” disse a nota.