SAIBA MAIS

Procedimento de tatuagem com sedação venosa é realizado pela primeira vez em Roraima

De acordo com o médico, a sedação venosa é indicada em casos específicos, como tatuagens extensas ou em pessoas com baixa tolerância à dor

A técnica, que permite a realização de tatuagens com o paciente sedado, exige ambiente hospitalar e avaliação médica prévia. (Foto: Divulgação)
A técnica, que permite a realização de tatuagens com o paciente sedado, exige ambiente hospitalar e avaliação médica prévia. (Foto: Divulgação)

O primeiro procedimento de tatuagem com sedação venosa em Roraima foi realizado nesta terça-feira, 22, no Hospital Lotty Íris, em Boa Vista. A técnica, que permite a realização de tatuagens com o paciente sedado, exige ambiente hospitalar e avaliação médica prévia, segundo o anestesiologista responsável.

De acordo com o médico, a sedação venosa é indicada em casos específicos, como tatuagens extensas ou em pessoas com baixa tolerância à dor, mas envolve riscos que requerem estrutura adequada. “É essencial que haja triagem prévia e a presença de uma equipe especializada durante todo o procedimento. Não é algo que possa ser feito em estúdios ou ambientes improvisados”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O anestesiologista destacou ainda que a técnica não é recomendada para todos os pacientes. “Pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou outras condições específicas podem ter contraindicações. Cada caso deve ser avaliado individualmente, com exames prévios e acompanhamento durante todo o processo”, afirmou.

O procedimento foi realizado em um empresário e piloto de helicóptero de 32 anos, que retomou uma tatuagem iniciada anos atrás. A parte artística ficou a cargo do Studio Adriano Abreu Art Tattoo, sob coordenação do tatuador Adriano Abreu.

Segundo Adriano, a realização do trabalho foi precedida por reuniões com a equipe médica para garantir a segurança em todas as etapas. “A realização em ambiente hospitalar foi fundamental para oferecer tranquilidade ao cliente”, afirmou.

O desenho representa um calvário nas costas do paciente e está sendo remodelado com técnicas de realismo.

Embora ainda raro no Brasil, o uso da sedação em tatuagens começa a ser buscado para projetos de grande porte. Especialistas reforçam que a técnica deve ser aplicada somente em hospitais e sob responsabilidade de profissionais habilitados.

Dados do Sebrae apontam que o mercado de tatuagens no país cresce até 25% ao ano. Atualmente, cerca de 32% da população brasileira possui pelo menos uma tatuagem.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.