Cotidiano

Procedimentos de cateterismo são realizados neste final de semana

O procedimento dura de 20 a 30 minutos e, depois disso, o paciente permanece algumas horas em observação. Caso não apresente alteração, é liberado logo em seguida.

Dando continuidade ao atendimento das demandas reprimidas de cateterismo, estão sendo realizados novos procedimentos da especialidade neste sábado e domingo, 25 e 26, no CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem).

“É um procedimento de suma importância para muitos pacientes que aguardam na fila de espera. Com a normalização da realização desse exame, a gente consegue cumprir mais uma missão de melhorar a qualidade de vida da população roraimense, que é uma das preocupações do Governo do Estado”, destacou a secretária da Sesau, Cecília Lorenzon.

De acordo com o diretor do DPADE (Departamento de Políticas e Apoio ao Diagnóstico Especializado), Rafael Azevedo, o procedimento começou a partir das 8h, estendendo-se até às 18h. Ao todo, 10 pacientes foram convocados.

“O procedimento de cateterismo trabalha na prolongação da vida dessas pessoas, e a esmagadora maioria delas é de gente que está chegando na melhor idade. Isso faz com que nós tenhamos que ter um olhar mais acolhedor, e essa é a principal importância de estamos garantindo a retomada desse exame”, completou.

 

SOBRE O PROCEDIMENTO

 

O cateterismo é um procedimento que analisa os vasos sanguíneos e do coração, para detectar anomalias em veias e artérias por meio de um cateter – uma espécie de tubo flexível.

O procedimento dura de 20 a 30 minutos e, depois disso, o paciente permanece algumas horas em observação. Caso não apresente alteração, é liberado logo em seguida.

“Quem estiver precisando [desse tipo de exame], pode procurar a unidade, que lá nós estaremos fazendo a relação dos exames e, com muita felicidade, realizando os procedimentos”, concluiu o diretor do DPADE.

O CCDI fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3510, bairro Aeroporto, ao lado do Hemoraima.