Cotidiano

Processo contra Gursen está na pauta do CNJ de terça-feira, dia 3

O processo administrativo disciplinar (PAD) a que responde o desembargador Alcir Gursen de Miranda junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está na pauta da sessão da terça-feira, dia 3. O julgamento estava previsto para acontecer no dia 16 de dezembro, antes do recesso judiciário, mas acabou sendo adiado. 
O processo foi iniciado por uma reclamação do Ministério Público Eleitoral por conduta incompatível com a Lei Orgânica da Magistratura. São várias as acusações, mas em resumo, se referem a parcialidade em julgamentos de demandas eleitorais, patrimônio incompatível com sua renda e favorecimento de familiares na nomeação de cargos públicos de indicação política.
Em novembro do ano passado, ele teve um mandado de segurança negado pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve seu afastamento e considerou válida a instauração do PAD pelo Conselho.
O PAD é o 76º item da pauta da sessão, e segundo a assessoria de imprensa do CNJ, “está previsto, mas não significa que seja julgado. Tudo vai depender do dia do julgamento”. A relatora é a conselheira Gisela Gondin.