Cotidiano

Processos públicos serão agilizados por meio do SEI do Detran

O Sistema Eletrônico de Informação (SEI) vai dar mais rapidez a contratos, licitações, requerimentos e outros

O Sistema Eletrônico de Informação (SEI) foi implementado esta semana no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR), com o intuito de agilizar, de forma digital, contratos, licitações, requerimentos e processos públicos. Por meio do SEI, agora os documentos podem ser consultados por todos os órgãos de controle e sociedade, além de garantir segurança nas informações de qualquer órgão público.

O presidente do Detran-RR, Igo Brasil, reforçou que o sistema dá mais celeridade aos trâmites da autarquia. “O que vai fazer com que o Detran seja mais ágil para os cidadãos e que tenhamos cada vez mais transparência nos processos. É uma ajuda aos roraimenses que confiam e precisam dos serviços”. 

SEI – O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a ciência administrativa. É também um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

O SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

Além disso, com a cessão gratuita do SEI, as instituições que o adotam deixam de gastar alguns milhões de dólares com a compra de soluções de mercado que, por vezes, não solucionam as demandas para as quais são adquiridos.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.