Cotidiano

Procissão em homenagem a santas reúne centenas de fiéis na Matriz

Católicos reverenciaram a padroeira de Boa Vista, Nossa Senhora do Carmo, e também Nossa Senhora da Conceição

Centenas de fiéis se reuniram na tarde de ontem, 08, em frente à Igreja Matriz, no Centro, para a procissão em homenagem à padroeira de Boa Vista, Nossa Senhora do Carmo, e celebrar o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A caminhada foi marcada por devoção, fé e alegria.

A procissão saiu da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo e percorreu as principais ruas e avenidas do Centro Histórico de Boa Vista. Após o retorno à igreja, os fiéis participaram de uma missa campal presidida pelo bispo de Roraima, Dom Mário Antônio.

“Hoje celebramos a festa da Imaculada Conceição. É um dia que a igreja se une para louvar e agradecer a Deus pelo dom da existência de Maria, mãe de Jesus e nossa mãe. Para nós, cristãos católicos, celebrar é nos voltar para Cristo, o salvador e redentor de toda a humanidade, dos homens e mulheres de todos os tempos”, disse o bispo.

A data é o momento em que os fiéis mostram o seu comprometimento com Cristo. “Precisamos viver o Evangelho a exemplo de Maria, a discípula fiel, a mulher obediente e que soube acolher na sua vida a proposta de Deus. Da mesma forma devemos nos comprometer e sermos colaboradores, para que a salvação continue acontecendo no coração da igreja e no coração de toda a sociedade”, frisou.

Um dos ensinamentos aos fiéis, proferido pelo bispo, é que o ser humano precisa viver com respeito, humildade e amor. “Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Boa Vista, é que nos aponta para Cristo como o monte da salvação, mostrando que somos capazes de subir o Monte Carmelo. Assim como Maria, devemos viver com obediência, humildade e simplicidade, sendo capazes de amar e servir principalmente aos mais pobres”.

Dom Mário afirmou que celebrar é dar um grito para a sociedade e para o mundo de que vale a pena ter uma vida simples e honesta, uma vida para amar e servir. “Diante das situações atuais de corrupção, de violência, de injustiça e desonestidade que vivemos nos dias atuais, continuamos apostando naquilo que é certo. Pois de onde brota a palavra de Deus, brota a justiça, a honestidade e a esperança em uma vida nova”, disse.

Para dona Maria Moraes, que participou da procissão, a fé é muito importante na vida das pessoas. “Vir para a igreja e trazer a família é algo que sempre devemos fazer. Na minha família somos 14 irmãs, todas se chamam Maria e são católicas, inclusive a minha mãe”, comentou. “Este é um momento de fé e de esperança em dias melhores, onde oramos por paz e tranquilidade para nós, nossos familiares e para todas as pessoas desse mundo”.

Outro fiel, Bernardo da Silva disse que todos os anos é uma honra participar dos festejos de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Carmo. “É um momento em que a gente vem cumprir nossas promessas e agradecer por algumas satisfações adquiridas ao longo do ano. Hoje sentimos um profundo sentimento de alegria. É sempre gratificante estar servindo a Deus”, frisou. (B.B)