O feriado municipal de São Pedro, comemorado hoje na Capital, ressalta uma antiga devoção dos roraimenses. A data, caracterizada pela importância da proteção do santo aos pescadores locais, considerados a primeira classe trabalhista em Roraima, é um marco para a população.
De acordo com o dirigente da comunidade de São Pedro em Boa Vista, Padre Mário, os pescadores, devotos de São Pedro, contribuíram para a construção da Igreja no Estado e a fundação do bairro São Pedro, na zona leste de Boa Vista. Com tal contribuição, o dia 29 de junho passou a ser feriado em Boa Vista em homenagem não apenas a São Pedro, mas também aos pescadores.
Conforme o Padre Mário, as comemorações pelo dia e pela época junina são importantes para a Igreja Católica e já começaram há uma semana, tendo o dia de São Pedro como o encerramento das festividades. “Na semana passada fizemos uma feijoada e durante a semana fizemos missas e atendemos ao público com a realização da penitência. Hoje iniciamos, às 6h da manhã, com uma alvorada, onde a comunidade faz uma oração em devoção, queima de fogos e um café da manhã partilhado, para depois, logo mais, à tarde, realizarmos a procissão fluvial”, frisou o padre.
Marcada para iniciar às 17h, a procissão dos fiéis do padroeiro dos pescadores é realizada sob as águas do Rio Branco. Com saída programada no Porto Marina Meu Caso, a expectativa é que milhares de fiéis acompanhem a procissão em balsas e barcos. “Como já é tradição aqui na cidade, nós saímos do porto, damos a volta e retornamos ao porto, para em seguida seguirmos para comunidade”, disse o padre.
O encerramento da procissão será marcado com uma missa na igreja de São Pedro, na Rua Miguel Luppy Martins, no bairro São Pedro, seguida por um arraial aos fiéis e a comunidade. “Esse feriado é em decorrência ao Santo ser padroeiro dos pescadores. Nossa região sempre contou com esses serviços. É uma forma também de falar que os pescadores ainda estão aqui e que eles colaboram com a economia do município. Convidamos toda a população a participar, porque é uma festa linda. Graças a Deus sempre tivemos um público marcante e acreditamos que este ano não será diferente”, concluiu o padre Mário.
SÃO PEDRO – Fundador da Igreja de Roma e intitulado o primeiro Bispo, São Pedro, o apóstolo de Jesus e pescador do mar da Galileia, ganhou devotos no mundo inteiro. Considerado o protetor dos pescadores, o santo é homenageado no dia 29 de junho com procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Neste mesmo dia, também é celebrado o dia de São Paulo e o dia do pescador. (JL)
Saiba o que funciona hoje
Devido à data comemorativa de São Pedro, hoje, 29, órgãos públicos estaduais e municipais manterão em funcionamento apenas os serviços de urgência e emergência nos hospitais, limpeza domiciliar e os serviços de segurança.
A Prefeitura de Boa Vista informou que durante o feriado municipal desta segunda-feira, 29, alusivo a São Pedro, será mantido o funcionamento de todos os serviços essenciais à população, como a Guarda Civil Municipal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço de Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio.
A Central de Atendimento 156 e o serviço de coleta de lixo domiciliar, que funcionarão normalmente. Os ônibus circularão com 80% da frota, sem alteração no horário, das 6h à meia-noite. Os táxis-lotação vão funcionar das 8h às 12h.
No âmbito estadual, na área de Saúde, os casos de urgência e emergência serão atendidos, dependendo da situação, no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão ou Policlínica Cosme e Silva.
Nos distritos policiais, o funcionamento ocorrerá conforme escala de plantão para registro de Boletim de Ocorrência. A Central de Flagrantes, no 5º Distrito Policial (DP), prestará tanto o atendimento genérico quanto o especializado – voltado a grupos que necessitam de atenção especial -, como crianças, adolescentes, idosos, mulheres e pessoas com necessidades especiais.
No policiamento ostensivo, os serviços prestados pela Polícia Militar não sofrem alterações. Segundo o comandante geral da Polícia Militar de Roraima, coronel João Lins dos Santos Filho, o contingente continua o mesmo. “Nosso serviço não para. O policiamento ostensivo com as viaturas do Ronda no Bairro continua normalmente”, disse.
Os telefones para acionamento da Polícia Militar (190) e para acionamento do Corpo de Bombeiros (193) permanecerão disponíveis 24 horas também para atender às demandas da população.
O centro comercial de Boa Vista permanecerá fechado durante o feriado. Já os shoppings da Capital funcionam no horário normal de expediente, das 10h às 22h. (J.L)