Cotidiano

Procissão em homenagem a São Pedro está marcada para a tarde

A saída da procissão está programada para acontecer do Porto Marina Meu Caso

As comemorações pelo dia de São Pedro e São Paulo começaram há uma semana, tendo o dia de São Pedro, hoje 29, como o encerramento das festividades.

Hoje, segunda, a festa de São Pedro começou às 6h da manhã, com uma alvorada, onde a comunidade fez uma oração em devoção, queima de fogos e um café da manhã partilhado. A tarde, acontece a procissão fluvial.

“Na semana passada fizemos uma feijoada e durante a semana fizemos missas e atendemos ao público com a realização da penitência”, disse o padre Mário, coordenador das atividades.

Marcada para iniciar às 17h, a procissão dos fiéis do padroeiro dos pescadores é realizada sob as águas do Rio Branco.

Com saída programada no Porto Marina Meu Caso, a expectativa é que milhares de fiéis acompanhem a procissão em balsas e barcos.

“Como já é tradição aqui na cidade, nós saímos do porto, damos a volta e retornamos ao porto, para em seguida seguirmos para comunidade”, disse o padre.

 

O encerramento da procissão será marcado com uma missa na igreja de São Pedro, na Rua Miguel Luppy Martins, no bairro São Pedro, seguida por um arraial aos fiéis e a comunidade.

“Esse feriado é em decorrência ao Santo ser padroeiro dos pescadores. Nossa região sempre contou com esses serviços. É uma forma também de falar que os pescadores ainda estão aqui e que eles colaboram com a economia do município. Convidamos toda a população a participar, porque é uma festa linda. Graças a Deus sempre tivemos um público marcante e acreditamos que este ano não será diferente”, concluiu o padre Mário.

PROGRAMAÇÃO: Dia 29/06 – 06h – Alvorada (queima de fogos e café da manhã partilhado)

17h – Procissão fluvial de São Pedro

18h30min – missa na comunidade

19h30min Arraial com comidas típicas, bingo e leilão

SÃO PEDRO

Fundador da Igreja de Roma e intitulado o primeiro Bispo, São Pedro, o apóstolo de Jesus e pescador do mar da Galileia, ganhou devotos no mundo inteiro. Considerado o protetor dos pescadores, o santo é homenageado no dia 29 de junho com procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Neste mesmo dia, também é celebrado o dia de São Paulo e o dia do pescador.