Hoje, 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor. Para celebrar a data, o Procon Estado vai fazer uma panfletagem para divulgar o site do governo federal onde o consumidor pode fazer a reclamação direto para a empresa. A mobilização ocorre às 10h em frente à Assembleia Legislativa do Estado.
“O site consumidor.gov.br é uma novidade do governo federal e o consumidor, através dele, vai poder ter acesso direto à empresa pela qual se sentiu lesado e resolver o problema diretamente”, disse o diretor do Procon Estado, Lindomar Coutinho.
Além do lançamento do site, ele deu algumas dicas. Entre elas, falou da importância do consumidor ficar atento a promoções que o comércio pode estar promovendo neste Dia do Consumidor e em outras datas comemorativas.
“O consumidor deve ter cuidado e estar atento para estas promoções e verificar bem o preço do que está sendo colocado em promoção, pesquisar se o preço está abaixo do que está se praticando no mercado e só comprar o que for realmente necessário”, aconselhou.
Para o diretor do Procon, a loja se prepara para vender, destaca bem os produtos em promoção e isso geralmente induz as pessoas a comprarem sem necessidade.
“Não se pode sair comprando só porque o produto está em promoção e depois ficar endividado. Não se pode comprar apenas por impulso”, alertou.
Outra dica do Procon é em relação às compras com cartão de crédito.
“Tem que estar atento ao valor da compra, das parcelas e o valor que está na maquininha, para assim evitar surpresas depois”, ressaltou.
Quanto à prestação de atendimento e de serviços aos usuários no Estado, Lindomar Coutinho afirmou que já melhorou muito em relação a um período bem recente, quando as reclamações eram até mais tímidas. Atualmente, o consumidor busca mais seus direitos.
“Hoje o consumidor reclama e busca seus direitos, até pela existência de três órgãos que atuam em defesa dele em Boa Vista e no Estado, inclusive dois com poder de polícia, que são os Procons Estadual, o do Município de Boa Vista e o Procon Assembleia, que trabalha mais em ações administrativas e que, juntos, vêm buscando meios para que o consumidor garanta seus direitos. Isso é importante. Com isso, o comércio e serviços vêm melhorando o atendimento no Estado”, afirmou.
Ele explicou que para isso existe um trabalho feito pelos órgãos de defesa do consumidor junto ao comércio e fornecedores com informações de direitos do consumidor, do fornecedor e prestador de bens e serviços.
“Com isso, os dois lados acabam sendo fiscais de seus direitos e deveres. Quem ganha com isso é a população que passa a receber melhor atendimento”, avaliou.
Para exemplificar, Lindomar Coutinho citou os três setores mais procurados pelos usuários em busca de resolver pendências e problemas.
“As empresas de telefonia ainda são as mais procuradas. São campeãs de reclamações. Depois aparece o sistema bancário com os consignados, com o maior percentual de reclamações e, em terceiro lugar, aparecem as reclamações sobre boletos que aparecem sem haver a comprovação de uma compra, ou seja, uma cobrança indevida”, elencou. (R.R)