Cotidiano

Procon orienta consumidores sobre compras de chocolate e pescado

Prateleiras e vitrines de supermercados e lojas especializadas em chocolate chamam a atenção de consumidores de todas as idades nesta época do ano. São cores, sabores e tamanhos para todos os gostos.  Mas o Procon Assembleia tem orientado a população para que  ninguém faça as compras por impulso.
O diretor do Procon, Lindomar Coutinho, explica que houve um aumento de 15% no preço dos ovos de chocolate este ano, comparado ao mesmo período de 2014.
Segundo ele, não há tabela para o preço destes produtos, os valores são livres. “O consumidor deve pesquisar bastante para adquirir o produto dentro do orçamento”, disse.
Outro alerta do Procon é quanto à Resolução 163, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que proíbe a venda de ovos de chocolate junto com brinquedos.
“A venda desses chocolates desta forma, induz a criança ao consumo e isso é proibido”, acrescentou, informando que o Procon Assembleia ainda não recebeu nenhuma demanda com relação a isso.
Outro produto bastante vendido neste período do ano é o pescado. Em razão da tradição religiosa, muitas pessoas só consomem peixe na Semana Santa.
O pescado teve o preço reajustado em 20% este ano no mercado local. Sobre isso, a orientação do Procon, segundo Lindomar, é que o consumidor fique atento quanto às promoções apresentadas pelos comerciantes.
“Toda promoção, independente, se é na Páscoa ou em qualquer outro período festivo, tem que fazer pesquisa antes, para saber se o preço está compatível com o mercado. Ocorre que alguns lojistas aumentam o preço do produto e dão percentual de desconto que não é compatível e, passando a promoção, o preço fica ainda mais baixo”, alertou.
O fisioterapeuta Edimilson Albuquerque sempre compra ovos de chocolate para os filhos nesse período e concorda com a proibição do Conanda, embora as crianças sempre se atraiam pelos chocolates com os brinquedos.
Os consumidores que tiverem dúvidas ou queiram apresentar denúncias no Procon Assembleia, esta semana o órgão estará atendendo até quarta-feira, 1° de abril.
As orientações são dadas presencialmente e também pelos telefones 4009-5614, 4009-5620 e 4009-5617.
SECOM/ALE-RR