Cotidiano

Procons iniciam campanhas de orientação a consumidores  

Equipes dão dicas a fim de evitar dor de cabeça nas compras durante semana de promoções

Conscientizar clientes e lojistas sobre a semana de promoções da Black Friday, que segue até a próxima sexta (26), é a proposta da ação do Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), com distribuição de panfletos informativos para consumidores e adesivasão no comércio

A expectativa pelos dias de descontos já tem levado o consumidor a pesquisar e comparar os preços nas lojas. A dona de casa Lindomara de Brito Silva não perdeu tempo. Ela aproveitou o dia para pesquisar os produtos que planejou comprar nesse período.

“Eu sempre percorro as lojas para comparar os preços, sempre pesquiso. Quando vou comprar, já sei o que vale e o que é ‘fraude’. Isso evita que eu caia em golpes ou algum tipo de propaganda enganosa”, explicou. 

Os saldões, às vezes, podem causar algum transtorno. O cliente que se sentir lesado, pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor. A cada edição da Black Friday, o Procon intensifica a fiscalização e proteção aos consumidores para que eles aproveitem a data com mais segurança.  

A diretora administrativa do Procon, Edilamar Duarte, ressaltou a importância da campanha educativa. “Essa ação foi pensada para atender aos consumidores que querem aproveitar a semana de promoções, sabendo dos seus direitos. É muito importante que todos tenham ciência”, observou.

Uma loja de roupas na Avenida Sebastião Diniz, no Centro da capital, já sentiu a diferença da procura dos clientes pelas promoções na semana Black Friday. Com o ritmo de atendimento mais frenético, os vendedores estão na expectativa de aumento nas vendas.  

“A loja já se programou para evitar o corre-corre do último dia de promoção. Os clientes entram e já têm consciência do que vão comprar. Os dias serão muito produtivos”, informou o vendedor Luciano Amarante. 

O Procon orienta que se o consumidor se sentir lesado ou tiver qualquer problema relacionado a compras durante a Black Friday, como descumprimento do prazo de entrega e propaganda enganosa, pode acionar o órgão para registrar queixa pelos canais de atendimento, no WhatsApp (95) 98401-9465, de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelo site al.rr.leg.br/procon e presencialmente, na sede do Procon, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. 

Durante esta semana, as equipes do Procon Assembleia irão distribuir panfletos aos consumidores em pontos estratégicos da cidade.

O Procon Boa Vista também está orientando os consumidores para que tenham muita cautela na Black Friday. A secretária executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista – Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, esclarece que a intenção do órgão é auxiliar os consumidores com informações para que façam boas compras e aproveitem a “black friday”, seja na forma presencial ou virtual (em sites ou redes sociais), sem prejuízos financeiros e aborrecimentos.

Dicas do Procon Boa Vista:

Ao fazer compras pela internet, nunca utilizar computadores de acesso público. Observar a segurança da página, ao clicar no cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://.

O site deve exibir o CNPJ da empresa ou CPF da pessoa responsável, além do endereço físico da loja ou endereço eletrônico para ser contactada. A página virtual também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Ao finalizar as compras, prefira pagar com cartão de crédito e muita atenção com sites que só aceitam receber por boleto ou transferência bancária, pois se você tiver problema com a compra, é mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco. Nunca informar seus dados do cartão de crédito pelas redes sociais e desconfie de lojistas que solicitam essas informações.

A secretária alerta que nas compras realizadas pela internet, o consumidor deve observar os prazos de entregas e formas de pagamentos, devido aos inúmeros golpes aplicados por pessoas e “empresas” fakes. “O consumidor deve ter cuidado com links enviados por aplicativos e e-mails, que podem ser armadilhas criadas por hackers para coletar informações e senhas pessoais dos consumidores. A dica é não abrir esses links suspeitos”, disse Sabrina.

Ao adquirir os produtos via on-line ou de forma presencial, os consumidores devem exigir sempre a nota fiscal para eventual abertura de reclamação nos Órgãos de Defesa dos Consumidores, e não deixar de verificar as condições de uso do produto e prazos de validade. 

O consumidor tem direito ao arrependimento. O Art. 49, do Código de Defesa do Consumidor – CDC, estabelece o prazo de sete dias a partir do dia da compra ou recebimento do produto, para desistir da compra. O valor a ser devolvido é o valor total pago pelo consumidor, incluindo o que foi pago pelo frete.

Nas compras em lojas físicas, vale a política de troca de cada loja, que deve ser informada ao consumidor no ato da compra. Se o produto ou serviço apresentar vício ou defeito, as empresas ou fabricantes têm o prazo de 30 (trinta) dias para resolverem o problema, por meio do encaminhamento do produto para o conserto ou reparo. Conforme o CDC, se o problema não for reparado, o consumidor pode solicitar restituição da quantia paga, troca do produto por um novo ou abatimento no preço do produto que apresentou o vício ou defeito.

Outra dica importante é observar se o preço na oferta do produto é o mesmo na hora de efetuar o pagamento, seja em loja física ou pelos sites, considerando que o valor do frete pode tornar a compra inviável. O consumidor, também, deve verificar as condições oferecidas de pagamento, ou seja, se o valor da compra a pagar é à vista ou parcelado, quantidade de parcelas, e se esse parcelamento será feito pelo cartão da loja com juros.

Segundo Sabrina Tricot, o consumidor deve desconfiar de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude, com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS ou anunciadas nas redes sociais, especialmente lojas desconhecidas.

A reputação da loja pode ser verificada junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e Junta Comercial de sua localidade, e não esquecer de pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br. Os comentários de outros consumidores nas redes sociais também podem servir de suporte.

O consumidor que necessitar obter mais informações poderá solicitá-las por e-mail [email protected] , no Portal do Cidadão da Prefeitura de Boa Vista http://portalcidadao.prefeitura.boavista.br/ ou pelos telefones: (95) 98400-4997, (95) 98400-5720, (95) 98400-3101 e (95) 98400-4627, no período de 8h às 14h.

O Procon Boa Vista fica localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto – Terminal do Caimbé – Avenida dos Imigrantes nº 1612, bairro Buritis – 1º andar. O atendimento presencial está sendo realizado por meio de agendamento via Portal Cidadão da Prefeitura Municipal de Boa Vista.