O procurador de Justiça do Ministério Público do Estado, Edson Damas, irá se aposentar e se dedicar a vida acadêmica. A informação foi repassada durante entrevista ao programa Agenda da Semana, desse domingo, 27. O programa vai ao ar pela Rádio Folha FM 100.3. Também foi abordado sobre o Linhão de Tucuruí e concurso público para a instituição.
“Chega um determinado momento da vida que você tem que procurar fazer aquilo que efetivamente te dá prazer e satisfação. Eu cheguei à conclusão que vou me dedicar o que eu gosto e tenho prazer. Atividade que é minha razão, esforço e investimento nesses anos todos, que é a decência. Me dedicar a pesquisa, que é muito importante, principalmente, tentar promover pesquisa séria no nosso Estado”, disse Edson Damas.
CONCURSO PÚBLICO
Durante a entrevista, o procurador disse que esse ano será aberto um concurso público para membros do Ministério Público.
“É uma demanda muito grande de trabalho e nós precisamos de membros e servidores. Então, nesse aspecto, a uma defasagem, que tende a ser corrigida com esse concurso, que já foi autorizado pela gestão superior, pois temos cargos a preencher”, destacou.
Linhão de Tucuruí
O procurador afirmou que negociação do Linhão está dependendo apenas de saber quem é o representante federal. Ainda de acordo com ele, semana passada foi realizada em Brasília uma tentativa de conciliação com representantes indígenas, Ministério Público Federal e Agência Nacional de Energia Elétrica.
“Ficou muito claro a responsabilidade de cada um nessas questões e tudo que os índios tinham que fazer e fizeram. A União e a Aneel é que vão fazer e o que está faltando. Vão voltar novamente a sentar e conversar e depois teremos outras audiências no sentido de tentar de forma negociada e amigável resolver de quem será a responsabilidade de fazer frente aos impactos ambientes. Essa decisão acaba com segurança jurídica”, explicou.
Para conferir a entrevista completa clique aqui