O agronegócio foi tema de palestras da programação da feira Roraima AgroShow. Pelo menos 50 visitantes participaram das palestras “Tecnologias em Nutrição de plantas: impactos na rentabilidade da soja, milho e arroz”, apresentada por Leonardo Görgen, especialista Agrônomo da empresa Yara Brasil, e “Desafios e perspectivas da produção de hortaliças no lavrado roraimense”, ministrada pelo professor doutor Jandiê Araújo da Silva, da Universidade Federal de Roraima.
A ideia foi explicar a importância da produção desses itens e como isso pode ajudar Roraima a se desenvolver e conseguir maior independência econômica.
Da Bahia e pela primeira no Estado, Leonardo Görgen vê em Roraima grande potencial produtivo, porque, segundo ele, a região oferece opções e tem muita demanda de exportação.
“Hoje foi apresentada uma conversa sobre tecnologia em nutrição de plantas voltada a culturas que são cultivadas no Estado. São temas bastantes ligados ao cenário roraimense e de suma importância porque Roraima é o principal produtor de alimentos do Amazonas, o estado vizinho sobrevive basicamente do que é produzido aqui e o restante compram de fora, o que torna interessante o investimento”, acrescentou.
O professor Jandiê Araújo pontuou a importância de investir em tecnologia para produzir hortaliças, o que foi tema da apresentação. Segundo ele, 1 hectare de hortaliça gera em torno de 4 a 6 empregos diretos.
“Temos um aumento populacional, um consumidor mais exigente porque frisa a qualidade de vida, por isso a importância de investir”, afirmou.
Além disso, ele acrescentou que o Estado é promissor principalmente porque temos solo apropriado para isso e clima favorável para a produção de hortaliças.