Com o encerramento da 45ª campanha contra febre aftosa no domingo, dia 30 de abril, os produtores têm até o dia 15 de maio para fazer a notificação da vacina à Aderr (Agência de Defesa Agropecuária).
A notificação/declaração pode ser realizada em qualquer um dos quase 30 escritórios da Aderr em todo estado de Roraima.
Nos últimos anos, a cobertura vacinal alcançou 97%. A Aderr espera manter esse número na primeira etapa de vacinação de 2023, livrando o rebanho da doença e mantendo Roraima como área livre de febre aftosa.
Outra opção para o produtor é fazer a declaração diretamente no sistema da Aderr o SIGADERR utilizando o LOGIN e a senha – que podem ser solicitados no endereço, clicando no link “Primeiro Acesso Produtor”.
Para o produtor que for presencialmente às Unidades de Defesa Agropecuária nos municípios, é preciso levar a nota fiscal da compra da vacina e a estratificação por sexo e idade do rebanho.
Segundo o médico veterinário e chefe do Programa de Vigilância contra a Febre Aftosa, Marcos Duarte, o produtor que não fizer a notificação dentro do prazo determinado pela legislação será multado.
Ele destacou que o valor da multa é de 1 uferr, que tem valor de R$ 471,00. “O pecuarista que não realizou a vacinação dentro do prazo, deve procurar o órgão para se regularizar”, ponderou Duarte.
O presidente da Aderr, Marcelo Parisi destaca a importância da vacinação e a notificação/declaração das doses aplicadas. “É muito importante para evitar penalidades e garantir a manutenção do status de livre de febre aftosa do Estado de Roraima”, observou.