A previsão de chuvas para Roraima para este período, até setembro, em razão do fenômeno El Niño, tem deixado produtores rurais animados para fazer um bom plantio e uma boa colheita da safra de grãos. O produtor rural e diretor administrativo da Grão Norte, Afrânio Webber, explicou que essa época é excelente para a safra e se faz necessária porque as áreas de plantio convencional não têm irrigação e dependem da chuva. “Estávamos apreensivos com a chegada desse período, caso contrário não se consegue formar as lavouras”.
Webber informou que o plantio será feito neste mês de maio até 10 de junho, o que está dentro da janela de plantio. “Aí faremos a colheita a partir de 20 de agosto e em setembro, já teremos colheita de soja, e em outubro algumas outras variedades. Esperamos sempre colher bem e que as chuvas se firmam”, ressaltou. Segundo ele, os produtores estavam preparados, esperando a chuva para iniciar o plantio com fertilizantes e insumos de alta qualidade para fazer um plantio com alta tecnologia e ter boa produtividade.
Ele afirmou que há produção somente na época das chuvas, quando em áreas de irrigação existem mais de 150 mil hectares plantados, somando a soja e o milho, e apenas 1.500 hectares de pivô central de irrigação, equipamento utilizado em período de estiagem.
Segundo Webber, a produção no período seco é bem menor do que no período chuvoso, porque só se consegue produzir quando tem pivô central de irrigação, o que é muito pouco no Estado. “É o caso do pequeno produtor, que não tem condição para investir nesse sistema de irrigação. Então precisamos contar com a chuva”, comentou. (E.R.)