Nove computadores têm garantido a inclusão de moradores da Comunidade do Contão, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, por meio de projeto idealizado pelo professor de informática Jackson Vieira, 43. A iniciativa busca a doação de mais equipamentos, até a atingir a meta de 15.
Conhecido como Arcanjo pelos alunos, o professor dá aulas na comunidade desde janeiro. Segundo ele, no local já haviam cinco computadores, mas eram antigos e estavam sem uso. Com a orientação dele, os alunos realizaram a montagem das máquinas. Mas, tudo começou por “um acaso”, afirma.
“Em Boa Vista ministro aulas para concurso publico e fui levar um professor para a comunidade. Na conversa com alguns alunos, eles me falaram da necessidade.
Conversei com algumas pessoas da própria comunidade, pedi a autorização para poder levar esse projeto, e até hoje estou indo, com algumas dificuldades da estrada, localização de difícil acesso”, explicou.
As aulas acontecem em uma sala da Escola Estadual Indígena Jose Marcolino e os alunos têm a partir de 13 anos, sendo necessário apenas estar regular na escola. Cada curso de informática básica dura três meses, com média de seis aulas e alguns vídeos enviados por Arcanjo para suprir o conteúdo. Atualmente são 15 alunos, divididos em três turmas.
“Tive alguns parceiros locais que me ajudaram nesse meio tempo, não recorri a politicagem por se tratar de um projeto pessoal. Já tenho planos para comunidades vizinhas, tipo Surumu e Barro. Alguns amigos me ajudaram com valores, outros com equipamentos tipo a Dental Alencar e a Faculdade Cathedral”, disse.
Conforme o professor, as pessoas que desejarem realizar a doação de computadores, podem entrar em contato por meio do telefone 95 8115-7095. Ele explica que os computadores não precisam estar novos.