Cotidiano

Professor de História da UFRR lança dois livros sobre Amazônia Caribenha

O professor e pesquisador Reginaldo Gomes de Oliveira realiza o lançamento de dois livros nesta quarta-feira (12) . O material será apresentado pelo próprio escritor às 18h30 na sala de conferências acessível pelo link

Todas as pessoas interessadas poderão acessar a sala de transmissão para conhecer o conteúdo das obras, intituladas “Amazônia Caribenha: processos históricos e os desdobramentos socioculturais e geopolíticos na ilha da Guiana” e “Amazônia Caribenha: Memória e História. O trajeto e o desdobramento em outras narrativas históricas de uma família nordestina para Roraima”.

As obras serão lançadas em formato impresso e digital. Estarão disponíveis para download gratuito no site da Editora da UFRR. (Foto: Arquivo FolhaBV)

SINOPSES – A obra “Amazônia Caribenha: processos históricos e os desdobramentos socioculturais e geopolíticos na ilha da Guiana” aborda aspectos do processo de colonização na denominada Ilha Amazônica Caribenha ou território da ilha da Guiana, fomentando uma reflexão sobre a relação entre os cinco países que compartilham terras na referida ilha localizada na América do Sul.

O livro “Amazônia Caribenha: Memória e História. O trajeto e o desdobramento em outras narrativas históricas de uma família nordestina para Roraima” é uma narrativa informal que recria lembranças feitas por pessoas simples, consideradas testemunhas vivas da história regional e nacional.

“É um livro que mistura memórias com fragmentos históricos, contados pelo neto, sobre os parentes mais idosos”, explica o professor Reginaldo, que é doutor em História Social pela USP e foi professor titular do curso de Licenciatura em História/CCH-UFRR, vinculado ao Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (NUPEPA/UFRR).

Também atuou como professor visitante na USP em 2016 e na Universidade do Suriname em 2018, ministrando cursos com a temática da História Regional, com foco na História das Guianas ou da Amazônia Caribenha, sendo um dos poucos historiadores do Brasil especialista nesta área.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.