Empresário, professor, economista e pai de família, essas são algumas das características marcantes de Getúlio Alberto de Souza Cruz, que devido à sua atuação empreendedora por meio da Gráfica Editora Boa Vista e do Jornal Folha de Boa Vista, recebe hoje (25) a medalha de mérito industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A premiação “Ordem do Mérito Industrial da CNI” é destinada a personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, civis, militares ou eclesiásticas, que se tenham tornado dignas do reconhecimento ou da admiração da Indústria Brasileira.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), empresário Rivaldo Neves, disse ter indicado o industrial Getúlio Cruz pela sua destacada atuação empreendedora por meio da Gráfica e do Jornal Folha de Boa Vista. “Ficamos felizes pelo fato do nome de Getúlio Cruz ter sido escolhido pela comissão da honraria, entre todas as indicações encaminhadas para a CNI. É o reconhecimento da sólida contribuição deste empresário para o desenvolvimento de Roraima, por meio da atividade industrial”, declarou Rivaldo Neves.
Anteriormente receberam essa mesma medalha no Estado: Laerte Oestreicher, Carlos Coêlho, José Fernando Ross, Waldir Peccini, e Luís Brito. A premiação é a mais alta condecoração concedida pela indústria brasileira a personalidades ilustres por serviços relevantes ao setor.
PRÊMIO – Criado em 1958, o prêmio Ordem do Mérito Industrial da CNI tem objetivo de expressar, da forma mais enfática e definitiva, o reconhecimento da indústria nacional a personalidades de todos os segmentos da sociedade brasileira, que ajudaram e continuam ajudando a escrever capítulos memoráveis da história da indústria brasileira.
Nesta galeria, inaugurada pelo presidente JK, a Confederação Nacional da Indústria abre espaço para outros benfeitores da indústria, destacando-se personagens do passado e do presente, representantes do mundo político e do mundo empresarial.
As indicações ao recebimento da Ordem do Mérito podem ser feitas pelas 27 federações de indústrias e pelo presidente da CNI até os 60 primeiros dias do ano. O número máximo de concessões, anualmente, da Ordem do Mérito Industrial se restringirá ao máximo de 10.
A escolha é feita pela Comissão da Ordem do Mérito, composta por cinco representantes, e posteriormente os nomes são levados ao conhecimento do Conselho da Ordem do Mérito, integrado pela Diretoria da CNI e seus Conselheiros Eméritos, para aprovação ou rejeição das propostas.
PERFIL – Doutorando em Ciência Política e mestre em Economia, Getúlio Cruz é professor do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Já foi governador e secretário de Estado e municipal. Desde 1998 está à frente da Editora Boa Vista, especialmente do jornal impresso Folha de Boa Vista e da Rádio Folha. (J.L)
Cotidiano
Professor Getúlio Cruz recebe medalha de mérito industrial
Premiação é destinada a personalidades que se tenham tornado dignas do reconhecimento ou da admiração da Indústria Brasileira