Cotidiano

Professora aconselha alunos sobre o que fazer antes e durante a prova

No dia anterior ao vestibular é preciso descansar e se alimentar bem com refeições leves

O vestibular da Universidade Federal de Roraima (UFRR) será neste domingo, dia 6. Para este ano, são esperados mais de 5,6 mil alunos que vão disputar as 777 vagas disponíveis, distribuídas em 38 cursos de graduação. Ao longo do ano, os candidatos se preparam para este momento estudando em cursinhos pré-vestibular ou até mesmo de forma individual para realizar o sonho de entrar no ensino superior. 

No entanto, no dia anterior, o descanso faz parte do preparo para a prova. A professora de biologia Fabíola Chaves, que há anos dá aulas em cursinhos pré-vestibular, passa algumas dicas para os candidatos nestas 24 horas que antecedem a prova. 

“O aluno precisa descansar, estar hidratado, dormir cedo para que realmente o corpo descanse. Também é preciso se alimentar muito bem pela manhã, se puder levar uma barrinha de cereal, porque na hora da prova bate aquela ansiedade. É sempre bom cuidar da alimentação nesse momento, pois é essencial. Se o aluno estiver muito pesado, vai ficar cansado e a ansiedade pode gerar um desconforto. À noite é bom fazer uma refeição leve e pela manhã tomar um café da manhã reforçado, porque a prova é longa, e levar uma fruta ou uma barrinha de cereal se possível”, aconselhou. 

Fabíola também recomenda atividades de lazer. “É dia de ir ao cinema, é um dia para se desligar dos livros, pois o que tinha de ser feito foi feito durante todo o período de preparação. Às vezes você vai ler alguma coisa e devido o nervosismo, ansiedade, acaba até mesmo se confundindo”, disse.

Outra recomendação que a professora faz aos candidatos é conhecer o local de prova um dia antes. “Se for na UFRR, por exemplo, existem vários blocos e não dá pra perder tempo procurando em cima da hora. A gente percebe que esse é um dos erros mais comuns. Os alunos não sabem o local de prova, aí o trânsito fica muito congestionado, pois nesse dia nas proximidades dos locais de prova isso acontece”, pontuou.

O dia da prova 

No dia da prova, a professora recomenda que os candidatos usem roupas leves e confortáveis. “Quanto mais confortável o aluno estiver, melhor. Lembrar que moramos numa região quente, e que nem todas as escolas e locais de prova têm infraestrutura de ar condicionado. Outro item que hoje em dia faz parte da nossa vestimenta é a máscara, que não pode ser esquecida de forma alguma, se não o candidato nem entra no local de prova”, alertou Fabíola.

Além da máscara, o aluno precisa estar munido de um documento de identificação com foto e não esquecer a caneta. “Também recomendo chegar antecipadamente, pelo menos uns 30 ou 40 minutos antes do horário da prova, pois os imprevistos acontecem. Pode acontecer de um pneu furar, um grande engarrafamento e que nesse meio tempo dê o horário de fechamento dos portões. O aluno tem que se antecipar aos imprevistos”, disse.

Fabíola salientou que o aluno tem que saber administrar o tempo pra cada questão. “Ele aprende isso no processo de estudo. Nos simulados, eles fazem questões de provas anteriores e aprendem a gerenciar o tempo e entendem que às vezes, uma questão muito dificultosa está fazendo ele perder tempo. É bom fazer logo aquelas que você tenha domínio do conteúdo. Assim, você faz em tempo hábil e acaba aumentando as possibilidades de acertos, pois vai sobrar tempo pra fazer aquela mais difícil. É preciso ler tudo com muita atenção”, afirmou.

O vestibular 

O vestibular será aplicado das 8h às 13h, para as modalidades Prova Integral (PI) e Processo Seletivo Seriado (PSS) – E3; e das 8h às 11h para o PSS – E1 e E2. Em todos os casos, os candidatos devem se apresentar com uma hora de antecedência em seus locais de exame.

Os três cursos com maior concorrência neste ano são Medicina (26,4 por vaga), Direito (16,6) e Medicina Veterinária (13,6 por vaga). Na outra ponta estão Agroecologia (0,4 por vaga); Química, Geografia e Geologia, com 0,5 por vaga; e Antropologia (0,6).

O ingresso será no ano letivo de 2022 para as modalidades Prova Integral e 3ª Etapa do Processo Seletivo Seriado (PSS).  Os estudantes que se inscreveram para 1ª e 2ª Etapas do PSS terão ingresso em 2024 e 2023, respectivamente.  

Provas

Nas etapas E1 e E2 do PSS, a prova será composta de prova objetiva, contendo três questões de cada disciplina, sem redação. As provas PSS – E3 e Integral são compostas por nove questões de cada disciplina e a redação.

A objetiva, de conhecimentos gerais, engloba as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática e Química. Será composta de questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, contendo apenas uma opção correta.