Cerca de 50 professores e técnicos da rede estadual de ensino se reuniram na manhã desta terça-feira (7), em frente à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para cobrar reposição salarial. A manifestação foi convocada pelo Movimento da Base da Educação Estadual.
Além da reposição salarial de 4,62%, pedida por vários sindicatos de servidores estaduais no fim do mês de abril, o grupo quer ainda uma reposição salarial com base em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em janeiro deste ano, o Ministério da Educação (MEC) havia reajustado em 3, 62% o piso salarial nacional de professores da educação básica. Os salários da educação básica são pagos pelas prefeituras e estados, a partir de recursos do Fundeb repassados pela União, além da arrecadação de impostos. Para os técnicos, o grupo quer um reajuste de 10% além das duas reposições.
“Nós temos os técnicos educacionais que não tiveram a reforma salarial. Ano passado foi prometido 10% [de reajuste] pra eles e eles não tiveram esse déficit. Também queremos uma reposição salarial que igual para os técnicos e professores. Foi feito um estudo nós temos aí umas perdas salariais próximas a 40%. E nós queremos que o governo sente pra dialogar conosco pra que nos dê um posicionamento que ele pretende o que ele pretende nos dar como reposição salarial”, explica o professor Márcio Silva de Jesus.
O grupo irá pra Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) após a manifestação e depois seguirá para a Casa Civil de Roraima e para a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) para tentar conversar com representantes do Governo de Roraima sobre a proposta.
Em nota, a Secretaria de Educação e Desporto informou que, somente no mês de abril, foram realizadas duas reuniões com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter), órgão que representa oficialmente a categoria.
Nos encontros, foram tratadas diversas pautas, incluindo atualizações de progressões, reposição salarial, adicionais de qualificação, nomeação da comissão de avaliação dos técnicos educacionais, data base, entre outras.
A Seed reforçou ainda está sempre de portas abertas para o diálogo com a categoria, a fim de atender às demandas dentro das possibilidades exequíveis, sempre com o único objetivo de alcançar a melhoria do processo educacional.
Reposição
No dia 26 de abril, sindicatos de categorias que atuam no Executivo estadual se reuniram para articular uma proposta de reposição salarial de 4,62% nos rendimentos dos servidores do estado. A revisão geral anual proposta pelos sindicatos quer repor a perda salarial nos moldes da inflação.
Os representantes dos sindicatos assinaram um ofício com a proposta, que será enviada à Secretaria de Casa Civil. A ideia é que o Governo envie a proposta de Revisão Geral Anual à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para apreciação e votação