Com o tema “Escola que Ensina e Transforma”, foi iniciada na manhã desta segunda-feira, 23, a 10ª edição da Semana Pedagógica, no Teatro Municipal de Boa Vista. Com palestras, oficinas, exposições e apresentações culturais, o evento reúne cerca de 6 mil profissionais da área para a discussão das diretrizes que vão balizar a política educacional ao longo deste ano.
O evento é tradicional e ocorre sempre antes de iniciar o Ano Letivo, direcionado para professores, cuidadores, assistentes de aluno, secretários escolares, merendeiras, gestores, vices e coordenadores pedagógicos.
A programação segue até o dia 27 de janeiro. O tema propõe uma reflexão e discussões sobre o poder de práticas pedagógicas inovadoras, dentre outras iniciativas, em transformar o ensino escolar.
Também se trata de um momento de integração entre as equipes pedagógicas e um espaço para formação dos profissionais da educação. Todos os conhecimentos compartilhados em palestras serão colocados em prática durante as oficinas, interligando teoria e prática.
Elder Barros e seu filho Elder Barros Jr são professores de Educação Física. Para eles, a Semana Pedagógica tem um grande significado, pois destaca a educação municipal e as conquistas que a capital possui na área.
“A educação em Boa Vista possui um nível de excelência. É uma coisa que não é muito vista Brasil à fora. Eu vim do Rio de Janeiro e a situação lá é bem diferente. Não é tão efetiva como o que a gente vê aqui. Me surpreendeu muito”, disse Elder, professor do município há oito anos e que atualmente dá aulas na Escola Municipal Raio de Sol.
Por sua vez, Elder Jr, está há seis meses na rede municipal e afirma que se surpreendeu com a educação local. “Desde que entrei no município, após ter sido aprovado no Concurso de 2018, tenho me surpreendido bastante. Então, só tenho que agradecer por essa oportunidade de estar aqui”, relata.
Aulas da rede municipal começam na próxima semana
O Ano Letivo 2023 começa nas escolas do município no próximo dia 30 de janeiro. São esperados em torno de 48 mil alunos. Só na modalidade de ensino creche são em torno de 4.900 crianças a serem atendidas, representando um aumento de 95% na oferta de vagas em creches se comparado a 2021 (2.515 alunos atendidos).