Cotidiano

Professores municipais fazem vigília em frente a prefeitura

Semana passada, professores se reuniram em frente à Prefeitura de Boa Vista para pedir o rateio do Fundeb

Cerca de 80 professores do ensino básico da rede municipal fizeram uma vigília em frente à Prefeitura de Boa Vista, para exigir o rateio do Fundeb (Fundação de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). O ato foi na noite dessa segunda-feira (9).

Os professores esperavam ser recebidos pela prefeita Teresa Surita (MDB), mas não foram correspondidos. Durante a vigília os profissionais usavam uma faixa com a seguinte frase, “Rateio do Fundeb já! Não teve aulas presenciais”.

Segundo a professora Edineia Freitas, a manifestação é para saber sobre o rateio do Fundeb. “Nunca fomos atendidos pela prefeita, sempre se negou a nos receber. Já entregamos ofícios pedindo esse atendimento e ela se nega”, afirmou Edineia.

Ela explicou que vão continuar as manifestações até que a prefeita atenda a categoria. “Continuamos com as manifestações sim. Amanhã será das 8h às 9h, com panfletagem em frente à prefeitura e sexta continuará também”, finalizou.

Professores durante a vigília realizada ontem à noite, dizem que farão a manifestação até serem recebidos pela PMBV (Foto: Divulgação) 

OUTRO LADO – Sobre o rateio do Fundeb, a prefeita Teresa Surita explicou que o abono remanescente, analisado em dezembro, é condicionado a existência de recurso residual do percentual de 60% reservado as despesas que são direcionadas exclusivamente à remuneração dos profissionais na educação básica. Afirmou que se houver condições de pagar o abono, os professores receberão o rateio.