Cotidiano

Professores municipais preparam manifestação para terça-feira

Para os docentes há dinheiro em caixa, pois as escolas estão fechadas desde março e as aulas foram todas remotas

Os professores da rede municipal de ensino de Boa Vista vão fazer uma manifestação na próxima terça-feira (03), a partir das 9h30, em frente à Prefeitura Municipal de Boa Vista. O objetivo com o protesto é tentar serem recebidos pela prefeita Teresa Surita (MDB). 

Eles querem que a prefeita diga quando será pago o rateio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Segundo a professora Darci Oliveira da Silva, que faz parte da Comissão do Rateio do Fundeb, o Fundo foi rateado pela última vez em 2017. Os docentes não aceitam a justificativa dada pelo vice-prefeito em uma rede social, de que “a eventual sobra do orçamento será ajustada no início de dezembro”.

Os professores afirmam que, por conta da pandemia da Covid-19, não se pode tratar os recursos como “eventual sobra”. Para os docentes há dinheiro em caixa, pois as escolas estão fechadas desde março e as aulas foram todas remotas. Portanto não houve gastos com materiais permanentes e nem com os professores.

“Não aceitamos a justificativa da prefeitura, porque este ano é atípico. Não houve gastos com materiais, muito menos com formações continuadas. Portanto, o dinheiro do Fundeb tem que ser rateado em partes iguais para os servidores da educação”, afirmou Darci.

Ela afirmou que o maior gasto foi dos professores que nas aulas remotas tiveram gastos superiores ao do orçamento mensal, que tiveram que gastar com equipamentos eletrônicos, internet e energia elétrica.

O Fundeb beneficia todos os servidores da educação. “Pedimos que todos os colegas e servidores, do porteiro ao gestor, principalmente este último que é o mais beneficiado, pois fica com maior parte, compareçam à manifestação”, frisou professora Darci. 

Ela faz um alerta aos colegas de trabalho, para que não se esqueçam de levar equipamentos de proteção individual como máscara, luva, copo, água e álcool em gel.

PREFEITURA – A FolhaBV entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista, e aguarda resposta.