Homenageados no Dia Internacional da Enfermagem, comemorado nesta quarta-feira, 12, os profissionais atuam na linha de frente no combate ao coronavírus desde o início da pandemia e, por isso, foram os mais afetados pelo vírus.
Ao todo, são 8.607 servidores atuando na área da saúde em Roraima. Desse número, 1.607 enfermeiros e auxiliares de enfermagem foram infectados pelo vírus desde a chegada dele no estado. A informação foi obtida no último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesau).
Na Capital, cerca de 213 enfermeiros atuam na rede municipal de saúde. A enfermeira Enmily Feitosa trabalha na Unidade Básica de Saúde (UBS) Olenka Macellaro há 7 anos, então conhece bem sua responsabilidade de cuidar, orientar e minimizar o sofrimento dos pacientes nesses períodos tão difíceis. O amor pela profissão veio desde a infância, passado de mãe pra filha.
“A enfermagem é uma profissão de amor, de luta e doação. É um orgulho poder ser enfermeira no ambiente que possibilita fazer o que gostamos, que é a atenção básica”, afirma Enmily.
A paciente Iara Aparecida compartilhou seu apreço pelos profissionais enfermagem enquanto era atendida na UBS.
“Nesse momento vemos que os enfermeiros estão cumprindo um papel que vai além da profissão, com total amor ao ser humano. Por isso meu carinho e reconhecimento a todos os profissionais da enfermagem”, disse.