Após processo de seleção promovido pela Eneva com o apoio do IEL RR, 42 candidatos selecionados em Boa Vista e Bonfim iniciaram ontem (01/10) as aulas teóricas do Programa de Qualificação de Novos Operadores, que formará mão de obra para trabalhar nas operações da usina termelétrica Jaguatirica II, em Boa Vista.
O curso será realizado no SENAI de Boa Vista, cumprindo os protocolos de saúde exigidos neste momento de pandemia. Inclusive, todos os participantes foram submetidos ao teste da Covid-19. As aulas teóricas se estendem até 17 de novembro, somando 152 horas de aprendizado. Profissionais do SENAI Boa Vista e da Eneva irão ministrar as aulas, de segunda a sexta-feira à noite, e aos sábados pela manhã.
Ao final das aulas teóricas, os alunos que apresentarem melhor desempenho seguem para a etapa de qualificação prática, que será realizada na unidade operacional da Eneva no Maranhão, com duração de um mês, aproximadamente.
Todas as etapas do curso são remuneradas. Ao final do Programa de Qualificação, os participantes com os melhores resultados serão contratados pela empresa para ocupar vagas de Operador I e Técnico de Manutenção. Os demais alunos irão compor o banco de recursos humanos para futuras oportunidades nas plantas operacionais da Eneva no Brasil (AM, RR, MA e CE).
“O Programa de Qualificação de Novos Operadores vai contribuir com a qualificação da mão de obra local, proporcionando mais oportunidades aos participantes. E a Eneva poderá contar com profissionais ainda mais preparados na região”, explica a Gerente de Recursos Humanos, Fernanda Copeman.
Sobre a UTE Jaguatirica II
Localizada em Boa Vista, a usina termelétrica Jaguatirica II está em fase de construção e entrará em funcionamento em 2021. A UTE será abastecida com gás natural do Campo de Azulão (AM), operado pela Eneva, e terá equipamentos de última geração para garantir maior eficiência e segurança no fornecimento de energia elétrica para o Estado de Roraima.
Sobre a Eneva
Empresa brasileira integrada de energia, que une a atividade de exploração e produção de gás natural em terra à geração de energia. As operações da Eneva estão concentradas no Norte e Nordeste do país e contribuem para o aumento da segurança energética das regiões e para a modicidade tarifária. A companhia é responsável por 46% da capacidade instalada de geração térmica do subsistema Norte e 11% da capacidade instalada de geração a gás do país.