Em comemoração ao Dia do Socorrista, a prefeitura de Boa Vista, promoveu nessa segunda-feira, 11, uma programação especial, no auditório do CCTI (Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação), com a participação de aproximadamente 70 profissionais que trabalham no SAMU-BV (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Durante a cerimônia oito socorristas receberam uma placa de homenagem e gratidão pelos dez anos de atuação. Segundo a enfermeira socorrista, La Paz, que atua há 12 anos no serviço, a homenagem é gratificante.
“Tenho 12 anos de SAMU-BV com muita dedicação e esforço. Receber essa homenagem é muito gratificante ter acompanhado todos os avanços percorridos até aqui. Durante todo esse tempo são inúmeras ocorrências, muita emoção pelo trabalho realizado. Ser socorrista é dedicação é estar de prontidão, dia, noite, madrugada, no sol na chuva em todas as diversas situações”, afirmou a socorrista.
Em Boa Vista, o serviço de atendimento foi implantando em 2008. Em Roraima, o SAMU-BV é o único com uma unidade de suporte avançado e mais três de suporte básico, com maior efetivo operacional do Estado.
“É um prazer receber essa homenagem da atual gestão, é um reconhecimento importante, trabalhamos com muita dedicação e afinco para atender toda a capital, agradecemos ao prefeito que vem aprimorando diariamente o nosso serviço. Hoje, possuímos um novo prédio administrativo, moderno, amplo com toda infraestrutura para favorecer as ações de gestão, comporta ainda uma base descentralizada para melhorar a distribuição das ambulâncias na capital e ainda três bases descentralizadas, além da valorização profissional”, ressalta o diretor do SAMU-BV, Luciano Coutinho.
Foram nomeados recentemente 24 condutores provenientes do último concurso e ainda três médicos e dois enfermeiros para reforçar a equipe de suporte avançado de vida. Além da instalação do VIR (Veículo de Intervenção Rápida), para melhor oferta de assistência em suporte avançado de vida. Os profissionais receberam ainda na programação um kit de uniforme, contendo boné, camiseta e macacão, adquiridos com recursos do Ministério da Saúde e recurso próprio.
“Queremos parabenizar e reconhecer o serviço tão importante desses profissionais, que lidam diariamente com a vida da população. Temos consciência que ainda tem muito a fazer, mas já conseguimos avançar bastante nas melhorias do serviço em nossa capital, dando condições para que eles desenvolvam da melhor forma possível o seu trabalho”, destacou o secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão.
O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique ressaltou a atuação dos profissionais e melhorias da gestão para fortalecer o serviço em Boa Vista.
“É um trabalho fundamental hoje na capital, temos uma equipe com quase 70 profissionais, fazendo em média 700 atendimentos mensal. Essa agilidade dos profissionais salvam muitas vidas e a prefeitura tem investido para que tenham condições de trabalho. Esse ano entregamos uma sede nova, mais três bases descentralizadas, tudo para que eles possam chegar o mais possível na ocorrência. Nada mais justo que hoje, no dia do socorrista recebam esse reconhecimento da nossa gestão”, disse o prefeito.