Cotidiano

Profissionais treinam durante simulação de acidente de trânsito

Durante todo o mês de maio, serão realizados diversos eventos para conscientizar a população pela paz no trânsito

Durante a manhã deste sábado, 2, em frente à Assembleia Legislativa de Roraima, viaturas da Polícia Militar, ambulâncias do Samu, carros do Corpo de Bombeiros, médicos, paramédicos, enfermeiros, além dos estudantes dos cursos de medicina e enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizaram a simulação de um acidente de trânsito para abrir o Movimento Maio Amarelo.
A encenação foi organizada pela Sociedade Brasileira de Atendimento ao Traumatizado, em parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), a Polícia Militar, o Samu e o Corpo de Bombeiros, onde houve uma falsa colisão entre dois carros e um ônibus. A ação ocorreu correu em todo o país, simultaneamente.
Com a participação de 40 pessoas, mobilizados em torno do resgate, triagem dos acidentados, primeiros socorros, e deslocamento para o Hospital Geral de Roraima, o simulado serviu para treinar os profissionais, verificar o tempo de resposta do resgate e chamar atenção da sociedade para o cuidado no trânsito.
“No decorrer do mês, iremos fazer outras campanhas, blitze educativas, distribuição de material para orientação, de conscientização das pessoas para a necessidade de se ter mais educação, mais prudência, mais respeito ao próximo no trânsito. Isso tudo dentro do Movimento Maio Amarelo”, destacou o presidente do Detran, Juscelino Pereira.
MAIO AMARELO Criado para conscientizar a sociedade mundial sobre a importância de um comportamento seguro ao volante, o Movimento escolheu o mês de maio motivado pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas), quando decretou a Década de Ação para segurança no trânsito em 11 de maio de 2011.
O amarelo foi escolhido por ser a cor da advertência no trânsito. Ela está nas placas, nos semáforos, e o laço que é símbolo do Movimento, é o sinal conhecido do mundo inteiro como algo a se engajar, segundo informou diretora de Fiscalização do Detran, Angelice Janesko.
Como é uma ação diferente de uma campanha ou um programa, cada entidade, empresa ou cidadão comum pode usar o laço amarelo.  “Estaremos visitando os comércios. Gostaríamos de pedir inclusive aos comerciantes, que entendam e recebam nossas equipes, pois estaremos levando o material educativo para as lojas, além das residências”, disse Juscelino.
Fonte: Secom