Na segunda-feira, 23, acontece a reabertura das atividades do Programa Educação e Cidadania de capacitação dos reeducandos do Sistema Prisional do Estado de Roraima, a partir das 9 horas, nas dependências da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo).
O programa e beneficia reeducandos da Cadeia Feminina e da Pamc com cursos de capacitação. A primeira oferta será do curso de Horticultura Orgânica. A coordenação é da pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae) da Universidade Federal de Roraima (UFRR
Na solenidade de reabertura das atividades estarão presentes representantes da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Senas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania), instituições que atuam em parceria para a realização do projeto.
Conforme a coordenadora de Assuntos Educacionais das unidades prisionais do DJDHC (Departamento de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania), da Sejuc, Edna Rodrigues de Moura, para o mês de março, outros cursos estão previstos para ocorrer no sistema tanto em Boa Vista quanto em São Luiz do Anauá.
O secretário estadual de Justiça e da Cidadania, Josué Filho, destaca que esta trata-se uma oportunidade de qualificação profissional que possibilitará a reinserção social dos reeducandos por meio do mercado de trabalho.
“Ressocializar é papel do Estado, e o governo de Roraima em conjunto com as instituições parceiras vai possibilitar que estas pessoas deixem o sistema prisional com uma profissão, qualificados e prontos para construir uma nova história de vida”, observou.
Fonte: Secom