Cotidiano

Programa Família que Acolhe dispõe de atendimento pediátrico

As consultas começam com uma triagem feita pelas equipes do programa, o que resulta nos agendamentos

O programa Família que Acolhe passou a oferecer às famílias cadastradas atendimento e acompanhamento pediátrico. Os pais saem satisfeitos das consultas dos filhos que ocorrem todas as segundas-feiras, a partir das 14h, na sede do programa – localizada na rua Solon Rodrigues, N° 615, no Pintolândia.

 Em menos de um mês, já foram atendidas mais de 30 crianças. As consultas começam com uma triagem feita pelas equipes do programa, o que resulta nos agendamentos. O trabalho visa também fazer um acompanhamento médico mais preciso.

 

Os casos mais frequentes detectados nas consultas são problemas respiratórios, gripe, resfriado e ânsia de vômito. “Em caso de pacientes que precisam de atendimentos urgentes – mais graves, encaminhamos ao Hospital Infantil Santo Antônio, onde nós faremos o acompanhamento da situação até o paciente ficar saudável”, afirmou o pediatra Yosvany Diaz Marquez.

 

A estudante Maria de Oliveira é uma das atendidas pelo programa Família que Acolhe. Desde que estava grávida de Gabriel, atualmente com quatro meses, ela já participava das atividades oferecidas, como coral e Universidade do Bebê – em que as mães recebem informações sobre o desenvolvimento psicossocial das crianças. “Ter um pediatra aqui é uma grande ajuda para nós. Fiquei contente, pois sei que o atendimento é um dos melhores”.

 

Atualmente, o programa dispõe de mais de quatro mil pessoas atendidas, sendo 1.771 oriundas do programa Bolsa Família, 1.086 adolescentes, 11 reeducandas do sistema penitenciário, 81 em situação de vulnerabilidade social, 814 do Cadastro Único, 600 das Casas Mãe, sendo dessas, 27 gestantes.

 

 

Fonte: Semuc