Cotidiano

Programa informatizará abertura de empresa

Por meio da internet, empresário irá usar a internet para abrir a empresa por meio de um sistema unificado

Anunciado inicialmente para janeiro do ano passado, o programa Integrador Estadual é uma das prioridades da nova administração da Junta Comercial do Estado de Roraima (Jucerr), que anunciou o lançamento do serviço para o início do mês de março deste ano. Segundo informou o recém-empossado presidente da entidade, Ubirajara Riz Rodrigues, o novo sistema utilizará a internet como ferramenta para facilitar a abertura de empresas no Estado. O lançamento depende apenas de uma parceria com a Prefeitura de Boa Vista.
“Só falta a adesão da Prefeitura de Boa Vista, para que seja lançado. E acredito que no máximo até o mês de março, esse programa esteja à disposição dos empresários”, disse Rodrigues, ao explicar que se trata de um sistema informatizado que integra os órgãos públicos envolvidos no registro de empresas, tais como Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual, Prefeitura de Boa Vista, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.
“Todos esses órgãos têm que estar integrados para que a gestão possa acontecer em um único local. Será um portal com todas as ferramentas para facilitar a automação dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas, que poderá ser feito de seu escritório sem a necessidade de se deslocar até a Jucerr”, disse. “O empresário terá de oito a dez dias, no máximo, para ter a sua empresa aberta. Sem a necessidade de estar se deslocando para repartições à procura de expedir documentos”, frisou.
Com a constituição de uma empresa usando o Integrador Estadual, o empresário economiza tempo e dinheiro, pois permite saber com antecedência sobre a viabilidade da abertura de uma empresa de qualquer porte, através de um único ambiente na web. Todo o processo pode ser acompanhado através de um único protocolo, desde a consulta de viabilidade até a sua constituição.
“O Integrador Estadual será virtual e o usuário ou contador de empresas poderão fazer todo trabalho em casa ou no escritório”, disse. “No final do processo, o usuário vem à Jucerr apenas para entregar a documentação para ser analisada e arquivada através de digitalização na Jucerr”, complementou Rodrigues.
Uma vez estando em funcionamento, o Integrador Estadual fará parte do DRN (Departamento de Registro Nacional) da Secretaria Especial da Microempresa. “Grande parte do Brasil já está interligada através do DRN e, para nós, só falta a prefeitura assinar o contrato de parceria. Vamos procurar agilizar isso o mais breve possível”, frisou.
AGILIDADE – Ubirajara Riz Rodrigues disse que, uma vez instalado, o programa facilitará a vida do empresário e agilizará a emissão de certidões para órgãos públicos, como Ministério Público e Tribunal de Contas, que queiram informações de uma empresa. “Basta acessar o programa e emitir a certidão”.      PERFIL – O novo presidente da Junta Comercial do Estado de Roraima (Jucerr), Ubirajara Riz Rodrigues, é roraimense natural de Boa Vista, formado em administrador de empresas, atual presidente do Conselho Regional de Administração. Ele já foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Roraima (Acirr) e vereador do Município de Boa Vista. (RR)