Com o objetivo de incentivar a população a refletir sobre a violência contra a mulher e violência intrafamiliar, alunos de um observatório da UFRR (Universidade Federal de Roraima), criaram o Cine Projetor Delas. O projeto, que é aberto ao público, é realizado durante todas as quintas-feiras do mês de janeiro, a partir das 16h na sala 03 do Centro de Ciências Humanas da universidade.
Para a socióloga e coordenadora do projeto, Alessandra Medeiros, o primeiro passo para a mudança é conscientizar a população sobre o tema através da dissolução do conhecimento. “Acreditamos que quanto mais uma mulher compreende sobre o por que de serem oprimidas, violentadas e vítimas, mais conseguimos fazer surgir denúncias e mudanças de atitudes na convivência de todos”, opinou.
Durante o período, é exibido um filme que aborda a questão da violência, seguido de uma roda de conversa com convidados para debates inclusivos.
“O filme é um instrumento de educação que facilita o entendimento do assunto para pessoas que não tem facilidade com a linguagem acadêmica, por exemplo. A exemplo disso, temos Everaldo, 58 anos, que já esteve presente nos dois dias do projeto e confessou presencialmente a nós que o filme e a roda de conversa provocou reflexões de assuntos que ele não compreendia. Ele tem ido ao cine observatório junto com a esposa e filhos. Isso pra gente é muito significativo”, contou Alessandra.
Confira a programação do próximo encontro do Projetor Delas, que será realizado nesta quinta (19):
16h00 — Filme: O silêncio dos inocentes (documentário, 52min, 2010)
17h50 — Roda de Conversa: No campo, no lavrado, nas florestas e nas cidades.
Mediação: Alessandra Medeiros.
Facilitadora: Mávera Teixeira, Gabriela Murillo, Randielly Soares e Ully Sabina.