Após vencerem diversas etapas do evento regional que incentiva a execução de projetos que ensinam robótica nas escolas de Boa Vista, duas equipes do colégio Sesi vão representar o estado de Roraima em um evento nacional de Robótica no Rio Grande do Sul, no mês de outubro.
É a segunda vez consecutiva que o estado será um dos destaques dentre as 50 equipes selecionadas por todo o país para a disputa de uma vaga no nível internacional.
O professor e técnico de Robótica Dennis Padilha disse que a classificação de duas equipes em diferentes modalidades representa a soma de um trabalho conjunto, dedicação e paciência. De acordo com ele, a disciplina de robótica é optativa e todos os alunos que participam escolheram de forma espontânea o envolvimento durante três dias na semana.
“Ao trabalhar a robótica nas escolas, nós estamos abrindo espaço para que os jovens exercitem pontos fundamentais da personalidade humana. Robótica não é algo simples, mas também não é impossível de ser aplicada. Requer concentração, trabalho em equipe e esforço” explicou.
Em demonstração, Dennis explicou que os robôs são construídos com peças de lego e devem executar ações que vão desde seguir um circuito definido até o trabalho de segurar objetos. Caso execute com excelência, o trabalho será avaliado como positivo.
“O robô simula um desastre natural e precisa resgatar as vítimas. Para chegar até essa etapa de construção e execução, os alunos trabalharam durante seis meses no projeto. Foram dias de programação, montagem e desmontagens”.
O professor Dennis, também incentivou que mais escolas da capital e dos outros municípios participem das etapas regionais.
“Até 2017, Roraima não possuía nenhum evento na área de robótica. A iniciativa foi do Instituto Federal de Roraima após verificar que nossas vagas eram destinadas para outras regiões por não haver ninguém do extremo norte para nos representar nacionalmente. Todas as escolas de Roraima estão aptas a participarem desde que apresentem uma equipe e estejam de acordo com as normas”.
A aluna Pollyana Alves já foi vice-campeã em uma etapa anterior de torneios regionais e falou sobre a experiência em participar de projetos que incentivam a construção de tecnologias que contemplam a área da robótica.
“Na minha primeira participação já conquistei uma medalha e a sensação foi incrível. A área é do meu interesse, gosto de participar das aulas e algumas experiências só vivi porque a escola nos deu oportunidade”, disse.