Cotidiano

Projeto desenvolve ações voltadas para educação ambiental

“Nas Trilhas da Conservação” promove visitas da população ao Bosque dos Papagaios

O Projeto Nas Trilhas da Conservação, desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA) promove ações voltadas para educação ambiental no Parque Ecológico Bosque dos Papagaios.

Durante o mês de novembro, um total de 212 visitas foram realizadas no local. No mês, o parque atendeu a um total de 462 pessoas, de acordo com o livro de visitas e relatórios de atividades. 

De acordo com o diretor do Departamento de Educação Ambiental, Leandro Toledo, o projeto tem como objetivo principal sensibilizar a população sobre a conservação do meio ambiente, levando informações por meio de palestras, atividades lúdicas e trilhas ecológicas sobre as problemáticas ambientais, contribuindo, assim, para mudanças de atitude.

VISITAS

No dia 5 de novembro, 30 alunos do Curso de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR) participaram de visita guiada. No dia 11 do mesmo mês, houve nova visita guiada, com 38 integrantes do Curso de Fotografia da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Já no dia 12, oito mestrandos em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Roraima (UERR), participaram de visita guiada com abordagem da flora local.  

No dia 20, o parque foi aberto para 52 integrantes da Escola Claretiano e no dia 27, a Escola Municipal Branca de Neve com a participação de mais de 50 pessoas.

PROJETO

Os técnicos do projeto Nas Trilhas da Conservação desempenham atividades diárias de manejo, destacando a alimentação e nutrição de animais silvestres e a limpeza e higienização do recinto e equipamentos. 

Além disso, também é desenvolvida a trilha ecológica, com abordagem sobre a flora e fauna e palestras sobre as atividades de um mantenedor de animais silvestres. 

Além de receber visitantes no Bosque dos Papagaios, técnicos do Departamento de Educação Ambiental levam o projeto para outros locais. No dia 3, a Comunidade Indígena Vista Alegre, localizada na zona rural do município de Boa Vista, recebeu a visita dos profissionais.

Com informações da PMBV