Pescadores contrários contra o Projeto de Lei 115/2019, que pretende restringir a pesca de tucunarés, não será votado sem consenso dos manifestantes. A informação foi dada nesta terça-feira (10) em resposta aos representantes que protestavam na Casa contra a medida proposta pelo Governo do Estado.
O pescador Leonel Pereira, presidente da Federação dos Sindicatos de Pescadores de Roraima, relatou aos deputados os prejuízos que a aprovação do projeto traria para as pessoas que dependem da pesca para viver.
Ele rebateu a justificativa do Governo do Estado de que a espécie estaria em risco de extinção, e afirmou ainda que é praticamente impossível evitar a pesca do tucunaré na pesca com rede. “Se esta lei passar, serão mais de 5 mil famílias prejudicadas”.
“Queremos deixar claro que esse projeto só será votado quando houver um consenso. Esta Casa não votará nada contra o pescador, e entendemos que da forma como está, este projeto prejudica muito a vida dos pescadores.” Explicou o presidente da casa, Jalser Renier. Este entendimento também foi defendido pelos deputados Catarina Guerra (SD), Nilton Sindpol (Patri) e Odilon Filho (Patri), que também participaram da reunião.