Em fevereiro, o Projeto Mulheres Vivá recebeu o maior número de doações até o momento e beneficiou 80 meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica com kits de higiene íntima. Com a ação, o projeto chega a 404 kits distribuídos desde o início do projeto.
A iniciativa, iniciada em junho do ano passado, surgiu com objetivo de levar mais dignidade durante o período menstrual àquelas que não possuem condições financeiras ou informações para suprir a menstruação. Frente a isso, as atividades são feitas de forma contínua todos os meses.
Conforme a coordenadora do projeto, Ana Paula Lima, os resultados colhidos até o momento foram possíveis devido ao apoio e comprometimento de pessoas que acreditam no projeto e ajudam através de doações, divulgação ou até mesmo com conversas sobre o assunto.
“Foram meses de muito trabalho, pois ainda é difícil para a população entender a realidade dessas mulheres enquanto pra gente é muito normal ir ao supermercado ou à farmácia comprar um absorvente, por exemplo. Para elas, isso não existe, principalmente ao considerar o aumento do desemprego em consequência da pandemia da Covid-19”, disse.
Segundo Ana Paula, apesar das evoluções da sociedade, falar abertamente sobre menstruação ainda é um tabu, o que impacta diretamente na vida de meninas e mulheres. “O projeto visa mudar isso. É uma conversa cada vez mais aberta com a sociedade porque percebemos que as pessoas estão interessadas nesta mudança. É com isso que mostramos que essas mulheres existem e precisam ser vistas”, complementou.
Além de absorventes, o kit é formado por lenços umedecidos, creme dental, escova de dentes, rolo de papel higiênico e preservativos masculino e feminino para prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
COMO DOAR
Os interessados em contribuir podem contribuir com o projeto com doações de materiais de higiene ou com doações em dinheiro através de transferência bancária ou Pix. O ponto de coleta fica na Ternura Flores, localizada na Rua Barão do Rio Branco, 262, Centro.
É possível também apoiar as ações por meio de compras na loja virtual e sendo voluntária, desde que seja mulher com mais de 18 anos. Todas as informações podem ser encontradas no perfil do Instagram @projetomulheresviva.