A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e o Sebrae lançam, nesta sexta-feira, 08, o projeto Avançando na Gestão de Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro, voltado para o desenvolvimento e fortalecimento das empresas ligadas ao turismo em Roraima e em mais 20 estados no país.
Conforme a representante do projeto em Roraima, Leila Sena, o principal objetivo é aprimorar, de forma gratuita, a gestão das micro e pequenas empresas na área de turismo, que é uma das principais atividades econômicas do país e é considerado um setor gerador de inúmeros outros serviços e atividades, além da viagem, como hospedagem, alimentação, transporte, entretenimento, entre outros.
“Diante da importância econômica do setor, a CNTur e o Sebrae se uniram para apoiar os empreendedores em mais uma solução inovadora de capacitação empresarial, que atenda as características e os desafios das micro e pequenas empresas da área”, explicou a representante do projeto.
Segundo Leila, até outubro de 2015 as empresas passarão por uma capacitação, com palestras e oficinas que visam desenvolver a prática da gestão. “As palestras serão responsáveis por disseminar a teoria. Logo após, as empresas serão estimuladas a trazer os problemas da gestão para as oficinas, quando nós iremos, em conjunto, discutir e achar soluções para esses problemas”, frisou. As datas das palestras e oficinas serão definidas junto às empresas durante a primeira palestra, que ocorrerá no dia 19 de agosto.
Segundo o presidente da CNTur, em Roraima, Ricardo Peixoto, além das reuniões de capacitação, as empresa terão, até o final do projeto, 120 horas de consultoria gratuita. “Durante a execução do projeto, nós vamos levantar os gargalos empresarias, através de um mecanismo próprio de consultoria. Nossos agentes estarão à disposição das empresas para identificar os entraves que elas enfrentam no seu dia a dia, por meio de consultorias presenciais, ou seja, um consultor nosso estará dentro da empresa detectando os problemas que as impedem de prosseguir e possibilitando, com isso, um crescimento da renda”, disse Peixoto, destacando que a única exigência para participar será o comprometimento integral das empresas que deverão estar presentes em todas as atividades do projeto.
Outra meta será alcançar pelo menos 60% das empresas do segmento e ampliar em 10% o faturamento. “Cadastradas na CNTur existem hoje 46 agências de viagens, 76 bares e restaurantes. O projeto pretende atingir, no mínimo, 20 empresas no Estado, podendo se expandir dependendo do número de cadastros”, explicou Peixoto.
O projeto surgiu após a CNTur identificar que o principais problemas para o desenvolvimento do turismo no Estado estavam atrelados ao conhecimento. “Nós estávamos atrasados em algumas ações de puro conhecimento. Para resolver isso, elaboramos esse programa visando o nosso alvo principal, que é o empresário de turismo, e encontrar o caminho de maior retorno para todos”, disse o presidente.
As empresas interessadas em participar terão de 11 a 15 de agosto para ir à sede da CNTur (Rua Ajuricaba, 860, Centro) e realizar o cadastro. Podem participar empreendedores individuais ou empresas que trabalhem nos segmentos do turismo, como hotéis, empreendimentos de entretenimento, restaurantes, agências de viagens, entre outros.