Por Giovanna Lima
Os alunos do terceiro ano do ensino médio do Instituto Batista de Roraima (IBR) em parceria com o Colégio de Aplicação (CAp) estão participado de um projeto chamado Esquenta Terceirão, que conta com atividades de lazer para incentivar o relaxamento nesta etapa de pré-vestibular.
O projeto foi criado pela psicopedagoga Luciana Siqueira e teve inicio na última terça-feira (31) e se estenderá até o começo do mês de setembro. Luciana que além de psicopedagoga também é diretora do IBR, disse que sentiu a necessidade de motivar os alunos que prestarão o vestibular este ano. “Sentimos a necessidade de motivar os alunos como um todo, não só em questão de conteúdos, mas também preparar o emocional para que eles entendam estar bem com eles mesmos, que eles precisam dormir bem, se alimentar bem, além de trabalhar a ansiedade, e mostrar que eles precisam se organizar para estudar, então o projeto tem tudo isso em forma de palestras, roda de conversa e algumas descontrações para eles também” contou Luciana.
Até o momento os alunos já tiveram incluídos na programação: filmes motivadores, palestras sobre a importância da atividade física, palestra sobre ansiedade, sono, organização na hora de estudar, autoestima e até aula de zumba.
Luciana explica que após o meio do ano a tensão para a chegada do vestibular aumenta e por isso a escola pode ser um local de preparo não só de conteúdos, mas também emocional, e para que houvesse uma maior contribuição, ela decidiu integrar os alunos das duas escolas. “Fui substituta na Universidade Federal e fiz alguns trabalhos com os alunos do Colégio de Aplicação e eu achei que seria interessante unir esses dois universos diferentes de escola pública e escola particular, os alunos do Colégio de aplicação são muito dedicados e por isso teriam o que contribuir conosco, assim como os nossos alunos com os de lá”.
A psicopedagoga diz que apesar do projeto ter partido dela, os professores dos dois colégios contribuíram suas ideias para que o evento fosse melhor aplicado para todos os alunos, já que o objetivo é beneficiar todos os vestibulandos.
As palestras estão ocorrendo revezadamente nas duas escolas e Andrelina Gonçalves, psicóloga do CAp e responsável por parte do projeto, Andrelina já palestrou sobre ansiedade e estresse pré-prova e diz que ainda terão oficinas onde eles irão dividir os alunos em grupos de 25 alunos para que a oficina seja mais eficaz.
“A minha expectativa é enorme a satisfação também. Acredito que a participação da gestão da figura do Coordenador do Ensino Médio, o professor Wender Lamounier e do professor Everton Santos como gestor geral do Colégio foram importantíssimos, pois eu vejo a escola como um sistema que depende de todos os envolvidos e que os projetos só dão certo quando a gestão se envolve”.
Além de Andrelina e Luciana, o projeto conta com a participação de diversos outros profissionais, como educadores físicos, psiquiatras e nutricionistas.
Para Raquel Pereira Lima, a psiquiatra responsável pela palestra da importância do sono, a maior dúvida dos alunos são questões relacionadas a informações da internet, que ela alerta que nem sempre são verdadeiras e isso pode prejudicar os estudantes.
“Participar desse projeto foi muito interessante porque são questões que influenciam a vida deles hoje, como o estudo para o vestibular e que a maior parte deles não sabe a importância de termos hábitos saudáveis e isso pode influenciar muito no dia a dia deles’.
Para os alunos a integração entre as escolas ocorreu de forma natural, e eles afirmam que isso pode vir para contribuir e acabar com a rivalidade que há entre terceiros anos. Ana Beatriz Diniz de 16 anos diz gostar muito do projeto.
“Eu acho muito interessante participar desse projeto porque além da gente ter o privilégio de oferece isso para nós, isso estimula até os professores a interagir mais com os alunos, conhecer mais e preparar mais os alunos não só na parte de conteúdo, mas também na parte física e psicológica, eu gostei de tudo que tivemos até agora, mas a minha preferida foi a palestra da psicóloga que falou sobre ansiedade e como tratá-la. A integração com o Colégio de Aplicação foi bem legal, acho necessária também porque não precisamos ter rivalidade e muitas escolas incentivam isso, o legal é unir e não separar”.
Ana Clara disse que o projeto tem abrangido todas as questões que vestibulandos precisam. “O projeto tem me ajudado muito porque eles têm apresentado coisas que a gente não sabia que podia prejudicar os nossos estudos”.
Gustavo Andrade, aluno do CAp afirma gostar do projeto e diz que é inovador “Acho esse projeto tem integrado bastante a gente tem gostado muito desse aprendizado e de como controlar a pressão que sofremos neste período de vestibular, isso é muito importante”.
O projeto que começou dia 31 de julho e na primeira semana será intensiva com essas atividades, após a primeira semana a quantidade de palestras diminuirá e o projeto deve ter seu fim no começo do mês de setembro.