Um dos principais temas de pauta do Centro de Estudos Estratégicos (Cedes) é o projeto “Arco Norte”, que prevê construção de rodovias e ferrovias nos estados do Norte do país para escoamento da produção de grãos em longa escala, especialmente dos estados do Centro-Oeste brasileiro.
Em discussão está a BR-210, a Perimetral Norte, que termina no Município de Caroebe, região Sudeste do Estado de Roraima. O objetivo do Governo Federal é fazer a ligação da rodovia de Roraima com a BR-163 até o porto da cidade de Santarém, no Estado do Pará.
“Sou relator de um estudo estratégico para a região Norte e estou aproveitando para encaixar uma forma de Roraima pegar carona nesse desenvolvimento da região. Reivindiquei do ministro dos Transportes um estudo de viabilidade econômica para a gente fazer a ligação da BR-210, no Município de Caroebe, até Santarém, por meio da BR-163. Nós estamos fazendo um estudo na Câmara dos Deputados para que possamos asfaltar a BR-210 e ligar com a BR-163”, frisou o deputado federal por Roraima, Remídio Monai (PR).
Para o parlamentar, essa é uma estratégia para alavancar a economia e o desenvolvimento do Estado nos próximos anos, inclusive a possibilidade de aquisição de produtos que só chegam por meio de balsas. “Se conseguirmos fazer isso, estaremos colocando Roraima em outra realidade, porque o calcário que chega ao Estado vem de Santarém. Então, isso vai viabilizar muita coisa, porque ao invés de vir de balsa até Manaus para depois chegar a Boa Vista, em menos de 24 horas teremos o calcário por meio da BR-210”, explicou o deputado federal.
Neste primeiro ano de estudos, os deputados que compõem o grupo estratégico já conseguiram fortalecer dois portos no Norte do país. “O Arco Norte é o projeto do Governo Federal para desenvolver a região Norte e para exportação de grãos e produtos da região Centro-Oeste. A soja e o milho produzidos no Mato Grosso, por exemplo, que antes iam para o Porto de Paranaguá [PR] e Santos [SP], agora estão vindo através da BR-163 para o Porto de Miritituba, em Itaituba e Santarém”, explicou Monai.
Além de encurtar a distância no transporte rodoviário, também facilitará o transporte marítimo. “Na BR-163 está sendo concluído o asfaltamento. Creio que até março de 2016 a obra estará concluída”, complementou o parlamentar roraimense.
deputado afirmou ainda, que o Governo Federal já fala na duplicação da 163, na estrada de ferro, para ligar a região de Mato Grosso até o Porto de Santarém, como também já existe um projeto para melhoria na BR-364, que liga Cuiabá (MT) a Porto Velho (RO). “Há uma proposta da presidente Dilma de uma estrada de ferro ligando Mato Grosso a um porto no Peru, para fazer a exportação. Os chineses se interessaram em investir nesse projeto da ferrovia. Tudo é Norte e de alguma forma Roraima será beneficiado”, frisou Remídio Monai. (J.B)