Visando as dificuldades educacionais enfrentadas por moradores das vilas, vicinais e comunidades do município do Cantá, três cursos profissionalizantes estão sendo oferecidos de forma gratuita, sendo eles Informática Básica, Agricultura Orgânica e Auxiliar Jurídico.
Além disso, o Instituto de Desenvolvimento Socioeconômico e Educacional Avançar- IDA está oferecendo assistência jurídica gratuita de forma itinerante no município em razão da dificuldade de locomoção e acesso a direitos básicos por moradores de locais afastados da capital.
“As pessoas têm dificuldade de vir até Boa Vista e buscar aposentadoria ou um benefício assistencial. Então vamos fazer tudo lá, a cada vinte dias uma vila ou comunidade específica será atendida. Iremos colher toda a documentação dos moradores, redigir os fatos e assinar a procuração. Daí então, vamos trazer para a cidade e buscar a solução do direito dessas pessoas”, explicou Daniel Trindade, coordenador do Instituto Avançar.
Nesta primeira fase da ação, está sendo realizado um levantamento do número de interessados em participar para a formação das turmas no intuito de atender as necessidades e a demanda de cada local
“Por exemplo, já temos uma turma formada na Vila Félix Pinto para o curso de auxiliar jurídico, vamos ter a primeira turma de agricultura orgânica na Vicinal Rio Branco e a primeira turma de informática básica na Vila São Raimundo”, ressaltou Marcilene Trindade, coordenadora do projeto.
Aos moradores do Cantá interessados em fazer parte das turmas, as inscrições e demais informações podem ser obtidas através do número do Instituto, (95) 98121-1283.