Estão abertas e seguem até o dia 10 de julho, as inscrições para o curso básico e intermediário da Língua Venezuelana de Sinais (LSV), da Universidade Federal de Roraima (UFRR). As aulas serão ministradas de 31 de agosto a 4 de outubro, com carga de 45 horas.
Os cursos têm o objetivo de ensinar e valorizar o uso da língua da comunidade migrante venezuelana.
As aulas serão ministradas através do aplicativo Google Meet e ambientes virtuais de aprendizagem.
As capacitações fazem parte do Programa Migrante Surdo (MiSordo), que visa atender às demandas do expressivo número de surdos venezuelanos que vivem hoje no Brasil. A iniciativa integra o projeto Formação para o trabalho com migrantes surdos, coordenado pelas professoras Adriane de Castro Menezes, do Instituto Insikiran, e Thaisy Bentes, do curso de Letras/Libras da UFRR.
O Programa MiSordo busca contribuir para o acolhimento e inserção social dos migrantes e refugiados surdos no Estado, por meio de projetos e ações que promovam o acesso aos serviços essenciais e assessoramento, utilizando a LSV e demais línguas em contato.
“A maioria vive em Boa Vista e, como usuários da LSV, precisam de atendimentos diferenciados e encontram-se em situação de grande vulnerabilidade, tanto do ponto de vista sociolinguístico, quanto social, visto que a situação de refúgio em que se encontram, tem impactos socioemocionais, afetivos e financeiros até que consigam se estabelecer e conquistar melhores condições de vida no Brasil”, explica a professora Adriane Menezes.
COMO PARTICIPAR – Os cursos serão ministrados pela professora e intérprete de LSV María Eugenia Yépez Hernández, também migrante no Brasil.
Para o nível básico qualquer pessoa pode se inscrever. Para o intermediário, o interessado deve possuir conhecimentos básicos da língua e da cultura venezuelana.
Link para o curso básico, clique aqui.
Link para o curso avançado, clique aqui.