Quem nunca ouviu os mais velhos falarem que os chás feitos com plantas ajudam na prevenção e tratamento de doenças? Foi o que aprenderam neste final de semana os moradores da comunidade indígena Enseada, localizada na Região das Serras, no município de Uiramutã, região Norte de Roraima.
A oficina foi ofertada pelo Centro de Apoio e Assuntos Indígenas que faz parte do Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, da Assembleia Legislativa de Roraima, atualmente presidido pela deputada Lenir Rodrigues (Cidadania).
De acordo com a parlamentar, a iniciativa objetiva resgatar e valorizar a cultura e as tradições dos povos indígenas de Roraima. “A Oficina de Plantas Medicinais ensina as pessoas a utilizarem as plantas na preparação de chás. Os indígenas costumam utilizar os recursos naturais para prevenir e tratar muitas doenças. Essa capacitação funciona como uma troca de saberes sobre o uso das plantas, sementes, frutos e raízes para fins terapêuticos”, explicou Lenir.
A capacitação ocorreu neste sábado e domingo (dias 26 e 27). Além das aulas sobre colheita, formas de secagem e armazenamento, os moradores receberam informações sobre como prevenir e tratar as doenças mais comuns no Brasil adquiridas pela má alimentação, como por exemplo, a diabetes. “É alto o número de pessoas diabéticas nas comunidades indígenas. Precisamos orientá-las como funciona o tratamento e como a Medicina Tradicional pode ajudar”, destaca a parlamentar.
A partir da seiva retirada das plantas os indígenas fazem chás, extratos e garrafadas que são usados para aumentar a imunidade, desintoxicar o organismo, controlar o peso corporal, aliviar os sintomas da menopausa e prevenir e/ou tratar doenças como asma, gastrite, anemia e câncer.