Cotidiano

Projeto Social busca voluntários para produção de bonecas de pano

Desenvolvido pelo Departamento dos Aposentados do Sindicato dos Profissionais em Educação do Estado de Roraima (Sinter), o projeto Bonecas de Pano está à procura de voluntários para reforçar as atividades previstas para o último trimestre deste ano.

“O projeto foi criado com dois objetivos em mente. O primeiro deles é preencher o tempo dos profissionais aposentados, seja da educação ou de outras áreas, fazendo com que eles se sintam produtivos de alguma maneira. Já o segundo é atender uma demanda social muito grande, que é de oferecer um pouco de alegria na vida das crianças, principalmente aquelas que vêm de famílias carentes, por meio da doação de bonecos artesanais. A gente sabe que nem todo mundo tem condições de dar um brinquedo, então, é nesse sentido que o projeto atua”, explicou a idealizadora do projeto, professora Conceição Matos Vieira.

Conforme Conceição, atualmente o projeto conta com 12 voluntárias, entre professores ativos, educadores aposentados e profissionais de outras áreas. As reuniões do grupo funcionam sempre de segunda a quinta-feira, na sede do sindicato, que fica localizado no bairro Trinta e Um de Março, na zona Norte da Capital.

“Os trabalhos são realizados de forma bastante dinâmica, podendo o interessado comparecer sempre no horário de funcionamento do sindicato, ou seja, das 07h30 às 11 horas e das 14h30 às 17 horas. O Sinter é quem consegue os materiais e o departamento entra com a mão de obra. Por isso que nós fazemos esse chamamento para que novos voluntários venham fazer parte do projeto. Doar pelo menos uns minutos do tempo para ajudar a melhorar a vida de tanta gente”, disse.

Segundo coordenadora de ações do projeto, Angelita Castelo Branco, a primeira ação já foi definida, tendo como foco o Dia das Crianças no Hospital da Criança Santo Antônio, no bairro 13 de Setembro, na zona Sul. Por esta razão, as voluntárias estão correndo contra o tempo para deixar tudo bem organizado.

“Segundo as informações repassadas pela direção do hospital, ao todo, 123 crianças se encontram internadas atualmente por lá, mas nós estaremos levando uma quantidade maior de bonecos, justamente porque o movimento de entrada e saída de pacientes é muito constante. Então, para evitar que a criança fique sem receber um bonequinho, a gente está produzindo além da quantidade”, garantiu.

AÇÕES FUTURAS – Ainda segundo Angelita, o grupo já está trabalhando no planejamento das próximas ações. A previsão é de que outras atividades beneficentes venham a ser realizada até o final do ano, com foco especial nas famílias carentes da cidade.

“O Natal é geralmente a época mais propícia para esse tipo de ação, então, a gente já vem trabalhando no planejamento de alguma atividade nesse sentido. Falta apenas definir alguns detalhes, mas a ideia é que, além das bonecas de pano, a gente possa também oferecer uma cesta básica para aquelas famílias que mais precisam”, comentou.

Quem tiver interesse em conhecer o Projeto Bonecas de Pano, basta comparecer a sede do Sindicato dos Profissionais em Educação do Estado de Roraima (Sinter), que fica localizada na Avenida Santos Dumont, número 2.018, no bairro 31 de Março, ou pode ligar para o telefone 3623-0487. (M.L)