Desde 2016, o projeto social ‘Filhos de Roraima’ vem atendendo crianças, adolescentes e adultos em Boa Vista, através das aulas de jiu-jitsu e futebol. As atividades são ofertadas gratuitamente e as inscrições são abertas para qualquer pessoa da comunidade, com idade superior a quatro anos.
As aulas são realizadas todos os dias, no Campo do Salada e no Malocão da Codesaima, no bairro Pricumã, e no Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite. Segundo Renan Filho, fundador do projeto, o intuito é atender em especial, pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Eu vejo o projeto como uma oportunidade da criança ter um raciocínio didático para conviver com os demais. Ele leva o conhecimento das artes marciais, uma ferramenta potente para assumir um caminho de respeito e disciplina. Estamos aí para disciplinar da forma correta e torná-los grandes homens e mulheres e disponibilizarmos o que ninguém vai tirar deles, o conhecimento e a oportunidade”, conta Renan.
Renan destaca que a prática de esportes é uma ferramenta de inclusão social capaz de transformar e salvar vidas, que desenvolve nos jovens a disciplina e o respeito ao próximo. Além disso, proporciona uma interação saudável e a oportunidade de seguir uma carreira no esporte, diminuindo a probabilidade de recorrer à criminalidade.
Resultado do projeto, quatro adolescentes consagraram-se campeões brasileiros de jiu-jitsu em 2019, em evento realizado no estado de São Paulo.
Para quem tiver interesse em iniciar as aulas, basta procurar a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (SETRABES) e solicitar uma ficha cadastral para a unidade mais próxima.